Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Buldogue Campeiro - Padrão Racial

Para: Confederação Brasileira de Cinofilia

Petição Pública

Ilmo Sr Sérgio Meira Lopes de Castro
Presidente da Confederação Brasileira de Cinofilia

Nós, criadores e mantenedores de cães da Raça Buldogue Campeiro, abaixo assinados, nos dirigimos a Vossa Senhoria, para solicitar a correção de recentes alterações efetuadas dia 16 de Setembro de 2010, na descrição do Padrão Oficial da Raça Buldogue Campeiro, que comprometem resultados alcançados após muitos anos de seleção e trouxeram grande insegurança para a criação, pelo caráter arbitrário de sua implementação.
Informamos a Vossa Senhoria que nos dias 17 e 18 de Outubro de 2009, na cidade de Pôrto Alegre, RS, nas dependências do ESTÁDIO CINÓFILO DO KENNEL CLUBE DO RIO GRANDE DO SUL LEYLA REBELLO reuniram-se os principais criadores da raça, com o objetivo comum de definir ajustes na descrição do Padrão Racial do Buldogue Campeiro que preenchessem as lacunas deixadas por ocasião do registro oficial da raça. Estiveram presentes ao evento a Sra.LEYLA REBELLO Presidente DA FECIRS.e o Sr Ralf Schein Bender, responsável pelo registro da raça. Desse encontro emanou um documento que ficou conhecido como a Carta de Pôrto Alegre, ratificado e assinado por todos os presentes. Este documento foi discutido e negociado exaustivamente entre criadores, proprietários e cinófilos presentes, refletindo consensos e propostas. A necessária revisão do padrão racial foi encaminhada para a CBKC através do DA FECIRS e publicada no site oficial da entidade.
A raça Buldogue Campeiro é a raça nacional que mais se desenvolve atualmente. Está presente na maioria das exposições oficiais da CBKC, sendo que, apenas no ano em curso, já foram apresentados 37 exemplares. Há muitos Buldogues Campeiros com títulos homologados pela CBKC. O Buldogue Campeiro vem ocupando cada vez mais espaço na mídia especializada. Graças ao trabalho competente de muitos criadores engajados no melhoramento genético da raça, já é fácil encontrar excelentes exemplares em todas as regiões do Brasil. A raça tornou-se patrimônio nacional.
Não é possível definir critérios de seleção vivendo a mercê de sobressaltos com alterações da descrição do padrão oficial da raça que buscam contemplar os interesses de minorias. Quaisquer mudanças no padrão devem refletir entendimento construído pela participação da maioria, como ocorreu no encontro de Pôrto Alegre. Somos dezenas de criadores e centenas de proprietários. Não há mais espaço para a figura do dono da raça, com autoridade para determinar a CBKC mudanças no texto oficial.
O texto acordado no encontro de criadores, para descrição dos OLHOS foi:
OLHOS: Ovalados de tamanho médio, não podendo ser profundos e nem saltados, preferencialmente com as pálpebras bem pigmentadas. Coloração dos olhos o mais escuro possível, do castanho ao marrom-escuro, para os exemplares com trufa escura. Nos de trufa ruiva são aceitas tonalidades mais claras que vão do verde ao azul ou castanho claro (cor de mel). Deve-se buscar evitar olhos caídos com aspecto de “chorão”
E não:
Olhos: ovalados, de tamanho médio, não podendo ser profundos, nem saltados. Preferencialmente com as pálpebras bem pigmentadas. A coloração dos olhos, o mais escuro possível, indo do castanho ao marrom escuro, nos exemplares com a trufa escura. Nos exemplares de trufa ruiva, são aceitas as tonalidades mais claras, castanho claro (cor de mel). Deve-se evitar olhos caídos com aspecto de “chorão”.


O texto acordado no encontro de criadores, para descrição da cauda foi:

CAUDA: Curta, reta ou torta no formato de esse ou vírgula, não devendo ultrapassar a altura do jarrete. Caso ultrapasse a falta será leve.
E não:
CAUDA: inserida baixa, grossa na raiz, de comprimento moderado e de linha
inconstante; quebrada naturalmente. Dá-se preferência a cauda que não exceda em comprimento, em dois terços, a distância da inserção da cauda à ponta do jarrete.

Outrossim, informamos a Vossa Senhoria que os textos modificados de forma arbitrária no dia 16 de Setembro de 2010, foram propostos para discussão no encontro de criadores e rechaçados pela maioria.

Depositamos total confiança na CBKC e estamos certos de uma solução administrativa que possa devolver a segurança e tranqüilidade necessárias a todos os que se dedicam à seleção dos Buldogues Campeiros.

Reiteramos sinceros protestos de estima e consideração.

OBS: assinaturas colhidas via internet, com apoio do site http://www.peticaopublica.com.br/, autenticadas pela confrontação do endereço de correio eletrônico, nome de usuário e CPF/CNPJ.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
153 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar