Respeito aos ciclistas no trânsito

Para: Câmera Municipal dos vereadores de Marabá ; Prefeitura Municipal de Marabá.

É notável que o número de ciclistas em Marabá, vem crescendo a cada dia. Em virtude desse crescimento, o tráfego nas principais ruas da cidade têm se tornado muito perigoso, devido a falta de sinalização, ciclovias , ciclofaixas e acostamentos,ocasionando assim acidentes de todos os portes, desde o nível mediano ao nível mais grave.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, no seu art. 21, compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
(…)
II – planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e segurança de ciclistas.

Infelizmente essa lei não têm sido cumprida fielmente, e o objetivo desse abaixo-assinado é a solicitação da construção de ciclovias, ciclofaixas e sinalização de acordo com a necessidade nas principais vias urbanas de Marabá, além do desenvolvimento de campanhas educativas que visem o respeito aos ciclistas no trânsito.
Ciente de que deve haver respeito mútuo de ambos os lados.
A construção de vias para bicicletas têm um custo muito menor que a de vias para veículos motorizados. Quanto mais cidadãos às adotarem, menor será o gasto com a criação e manutenção do viário a longo prazo, economizando o dinheiro da cidade.
O uso da bicicleta é benéfico para a saúde do cidadão, além de ser um meio de transporte prático e não poluente.
Portanto, proponho que essa petição seja aceita para que se cumpra o que almejamos por direito, e para o bom desenvolvimento da cidade.