PERMANÊNCIA DO PROFESSOR DOUTOR JÉRRI ROBERTO MARIN NAS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA DO BRASIL E HISTÓRIA REGIONAL DO CURSO DE HISTÓRIA DA UFMS/CAMPO GRANDE

Para: Acadêmicos, ex-acadêmicos e docentes

ABAIXO ASSINADO
Aos senhores professores doutores do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Campus de Campo Grande, nós, acadêmicos e ex-acadêmicos do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Campus de Campo Grande, viemos através deste abaixo assinado solicitar a compreensão e o bom senso de todo o corpo docente diante da constrangedora situação e também por conta da preocupação em relação à qualidade do curso de História. Tendo ciência dos últimos fatos ocorridos que envolveram o nome do Senhor Professor Doutor Jérri Roberto Marin, nos sentimos no dever de elaborar esta carta, no intuito de lutar e zelar pela qualidade do curso, que preze por uma formação cidadã e humana, com valores que englobam um ensino crítico e reflexivo no que tange às qualidades que são e que foram verificadas por acadêmicos e ex-acadêmicos durante as aulas do Professor Doutor Jérri Roberto Marin. Formação esta que foi construída diante de um panorama de indiscutível qualidade, pois as disciplinas lecionadas pelo Professor Doutor Jérri, quais sejam: História do Brasil I, História do Brasil II, História do Brasil III e História Regional, nos proporcionaram um ganho enorme de conhecimento favorecendo aos acadêmicos grandes possibilidades de serem aprovados em concursos ou ingressarem em pós-graduações stricto sensus.
Assim, como grande parte do corpo docente do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Campus de Campo Grande, novamente destacamos o quanto há de qualidade nas aulas lecionadas pelo Professor Doutor Jérri Roberto Marin. No entanto, nos últimos dias tomamos ciência de que há movimentos de determinados grupos dentro do próprio curso que buscam depreciar e difamar a imagem do mesmo, por questões insignificantes e que corroboram para a deficiência da qualidade de ensino durante as aulas lecionadas. O professor Doutor Jerri Roberto Marin possui reconhecida metodologia de ensino que atende aos parâmetros que exigem qualidade, profissionalismo, respeito, compreensão e fomento ao conhecimento científico das temáticas que são abordadas. Visto que não é em vão que viemos por meio desta carta suscitar o grande nível de sofisticação e qualidade que é verificado durante as aulas do mesmo, sendo que este leciona as disciplinas de História do Brasil na UFMS desde 1996, e História Regional desde 2012, e, portanto, possui todos os requisitos necessários para continuar ocupando o mesmo cargo.
Acreditamos que, como já é de conhecimento de muitas pessoas dentro do curso de História da UFMS / Campus de Campo Grande, há movimentos com interesses obscuros de tentar afastar o Professor Doutor Jérri das aulas que acima foram referidas, pois interesses terceiros visam criar um campo de poder que substitua as relações de profissionalismo existentes até então para relações de barganha, submissão e subserviência em torno daquelas pessoas que acham que são as verdadeiras donas do curso de História da UFMS. Reiteramos que tais atitudes e comportamentos são abomináveis e devem ser extintas de vez das dependências da universidade pública, pois são atos que minam a democracia estudantil e visam acabar com as relações de autonomia dos corpos docentes e discentes em prol de um projeto de poder pernicioso, autoritário e de baixa qualidade educacional.
É importante salientar que existem acadêmicos que possuem inúmeras dificuldades de acompanhar todo o processo educacional ofertado pelo curso de História, pois grande parte deles são alunos trabalhadores, e, por isso, quase não possuem tempo de elaborar estudos necessários à melhor formação adequada. Contudo, esse é um problema não somente enfrentado por acadêmicos do curso de História, e sim de quase todos os cursos que são ofertados no período noturno. Acreditamos que tais questões apresentadas devem ser resolvidas através do diálogo e do planejamento conjunto entre coordenação do curso, professores e acadêmicos, pois temos convicção nos valores e princípios democráticos e humanos. No entanto, vemos que essas problemáticas estão sendo utilizadas como estopim para afetar a qualidade de ensino do curso, pois alguns grupos de acadêmicos associados a interesses diversos daqueles que visam implantar um sistema patronal e autoritário no curso, já estão há tempos organizando movimentos contra aqueles professores que exigem e zelam pela boa qualidade educacional das aulas proferidas. Tivemos ciência do absurdo ataque direcionado à excelente Professora Doutora Carla Busato Zandavalli Maluf de Araújo, e que, infelizmente, acabou acarretando na sua saída das aulas do curso de História.
Salientamos aqui que vários destes acadêmicos e ex-acadêmicos que ajudaram a construir o conteúdo desta carta, também passaram por diversas dificuldades e desafios durante o curso. Muitos até entraram em pequenos conflitos tanto com a Professora Doutora Carla, quanto com o Professor Doutor Jerri, assim como com outros professores. Contudo, tais questões foram sanadas por meio de diálogos, tendo significado um amadurecimento e enriquecimento nas relações entre docentes e discentes, fato este da mais elevada relevância.
Para finalizar, reiteramos a necessidade dos Senhores Professores Doutores do curso de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Campus de Campo Grande terem a compreensão e bom senso diante dos argumentos que apresentamos no que concerne à permanência do Professor Doutor Jérri Roberto Marin lecionando nas aulas de História do Brasil I, História do Brasil II, História do Brasil III e História Regional, pois acreditamos piamente na necessidade de se manter a alta qualidade de ensino no curso.
Campo Grande, 25 de Julho de 2017.