Melhorias na área de lazer do trabalhador - Jandira - SP

Para: Prefeitura do município de Jandira

Excelentíssimo Prefeito Paulo Barufi,

A área de lazer do trabalhador do município, apesar de algumas melhorias recentes, ainda carece de muitas melhorias para os pagadores de impostos. Sendo assim, estarão listados todos os itens de maior urgência, contendo a justificativa de cada solicitação (segue abaixo):

1- Permanência de agentes da GM no local.
Justificativa: há momentos em que pessoas depredam dependências da área de lazer, além de pessoas com conduta duvidosa no local;

2- Instalação de lixeiras na área de lazer.
Justificativa: há poucas lixeiras no local (tambores metálicos, na verdade), havendo grande descarte e acúmulo de lixo nas dependências da área de lazer, assim como no lago, causando poluição visual e ambiental;

3- Restauração de mesas e bancos para pic-nic.
Justificativa: Há mesas e bancos de concreto que estão abandonados, cobertos por limo e a vegetação chega a tomar descontroladamente está área, inviabilizando seu uso devido e reduzindo as possibilidades de lazer familiar;

4- Fácil acesso à administração local.
Justificativa: o local no qual está escrito que é reservado à administração da área de lazer, dificilmente está aberta e acessível à população, não estando clara se a mesma fica no local designado, ou se fica em outra região do parque, dificultando qualquer contato e acesso à informação por parte da população;

5- Reconstituição da vegetação nativa no entorno da área de lazer e proteção das nascentes do local.
Justificativa: a vegetação nativa local está amplamente degradada, além de não haver proteção de nascentes, as quais são protegidas por lei federal. Inclusive, a reconstituição da flora favoreceria o enriquecimento da fauna, a possibilidade de trabalhos de educação ambiental (em visitas de instituições de ensino) e a possibilidade da exploração do turismo com consciência ecológica no município (favorecendo o comércio e economia local);

6- Fim da proibição da pesca recreativa no lago.
Justificativa: a pesca recreativa era executada por diversos cidadãos como forma de lazer, sendo executada por aposentados, pais e filhos. Todavia, a atividade foi proibida pela atual gestão sob a alegação de riscos de afogamentos. Isso é um absurdo, dado que grande parte dos afogamentos relacionados à pescaria ocorrem em casos de pesca embarcada, coisa que não ocorria no local. A pesca desembaraçada é segura neste sentido, uma vez que não é utilizada embarcação (sem risco de naufrágio), sendo extremamente improvável qualquer afogamento relacionado à pesca na área de lazer, principalmente se considerado que o lago não possui correnteza, tampouco peixes de grande porte. Além disso, a pesca é permitida legalmente para os portadores de licença de pesca amadora ou profissional.

Na mais alta estima, aguardo por soluções satisfatórias para os jandirenses.