Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

RECEITA PARA DESTRUIR UMA INSTITUIÇÃO DE EXCELÊNCIA DO SUS

Para: Exmo. Sr. Ministro da Saúde

O Instituto Nacional de Cardiologia enfrenta uma delicada e inacreditável situação: nos últimos 18 meses (1 ano e meio) passaram por ali quatro (4) diretores nomeados pelo Ministério da Saúde, sendo que o último até agora não apareceu no Instituto Nacional de Cardiologia, 1 mês depois de ter sido nomeado no dia 23 de agosto de 2017.
Esta é uma receita para destruir uma instituição de excelência do SUS.
O Instituto Nacional de Cardiologia, instituição pública do governo federal, é a referência nacional no tratamento das doenças cardiovasculares. Tal posição foi conquistada depois de muitos anos de trabalho e dedicação de seu corpo de profissionais qualificados, tanto na área de assistência direta ao paciente como nas áreas de ensino, pesquisa e gestão pública. Inúmeros destes profissionais têm títulos de graduação e pós-graduação em suas especialidades, obtidas em renomados centros de suas respectivas áreas.
O Instituto Nacional de Cardiologia, além de ter papel decisivo como centro formador de profissionais na estratégica área da cardiologia, apresenta excelentes resultados neste segmento da medicina de alta complexidade, como cirurgias cardíacas e transplantes cardíacos em adultos e crianças. Seus pacientes precisam de cuidados especializados que só podem receber nessa instituição.
O que estamos assistindo no Instituto é uma inexplicável e desnecessária ausência de critério técnico para a nomeação de um profissional para um cargo de enorme responsabilidade junto à população e que exige alta e específica competência para exercê-lo.
Mudanças na direção de uma unidade de saúde de grande complexidade, como estão sendo feitas no INC, com certeza vêm acompanhadas de uma descontinuidade administrativa e insegurança dos profissionais que ali dedicam sua vida profissional. Este cenário desfavorável, com certeza, trará impacto negativo no atendimento aos pacientes e na formação dos futuros profissionais.
Os Conselhos Regionais, Sindicatos de classe, Associações e órgãos representativos do controle social na área de saúde abaixo assinados solicitam ao Senhor Ministro da Saúde, Ricardo José Magalhães Barros, que revogue a portaria de nomeação do último diretor e que abra um canal de diálogo com os servidores daquela instituição, antes de fazer nova nomeação. Com toda a certeza o Ministério da Saúde encontrará ali um profissional competente para dirigir o Instituto e para manter a excelência no atendimento, que já é uma tradição naquela instituição.

Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2017.

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - CREMERJ
Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro – SINMED
Federação Nacional dos Médicos - FENAM
Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro - COREN
Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro - SINDENFRJ
Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro – CRESS
Conselho Regional de Nutricionistas - CRN
Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Cardiologia - ASSINCA
Associação dos Servidores do Hospital de Ipanema – ASHI
Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO
Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública – ASFOC
CSPConlutas
SINDSPREV/RJ
Setorial de Saúde do PSOL
Nova Organização Socialista – NOS
Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista – MAIS
Comando de Mobilização dos Servidores Federais
Frente Saúde Federal
Fórum de Saúde do RJ
Frente em Defesa dos Institutos e Hospitais Federais do RJ
Mandato do Deputado Federal Chico Alencar
Mandato do Deputado Federal Glauber Braga
Mandato da Deputada Estadual Enfermeira Rejane
Mandato do Deputado Estadual Flávio Serafini
Mandato do Vereador David Miranda
Projeto Social Bla Bla Bla
Associação de Moradores do Grajaú - AMGRA



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
11 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar