Petição para a volta dos coletivos bairros/campus universitário na cidade de Petrolina-PE

Para: Empresas Viva Petrolina e Joalina; Sr. Prefeito Miguel Coelho

Ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Miguel Coelho
Da cidade de Petrolina, estado de Pernambuco.

O transporte urbano que transita pelas ruas todos os dias é um Serviço Público delegado do Município ao particular, sendo que este possui a obrigação de o prestar de forma eficiente e adequada, cabendo ao Poder Público o dever de fiscalização e de intervenção para que este serviço seja prestado com qualidade.
O inciso V do artigo 30 da atual Constituição da República Federativa do Brasil assim o prevê:
" Art. 30. Compete aos Municípios:
(...)
V – organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial"

Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados nesta cidade, solicitam de Vossa Excelência a volta dos ônibus bairros via campus universitário ( Bairros/Faculdade) nos horários de entrada e saída das faculdades no horário matutino, vespertino e noturno ,ou seja, entre as 7:30h00min às 22h00min, a fim de resolver os problemas na integração que não acontece de forma automática causando o pagamento da tarifa (R$3,50) normal para estudantes. Além disso, a falta de ônibus vem ocasionando atrasos, faltas, pessoas perdendo trabalhos, provas etc. Sem falar que sair da faculdade às 22h00min e ter que pegar o ônibus no sentido COHAB, João de Deus, São Gonçalo, Cosme e Damião, Jardim Petrópolis e entre outros para garantir que irei chegar em casa antes da meia noite é torturante. Depois de um longo dia de trabalho ou estudos e ter que entrar em um ônibus lotado, em que as pessoas se “espremem” para que caibam todos. Somos obrigados a se submeter às verdadeiras torturas e perigos diários dentro dos ônibus, causadas pela sua péssima qualidade prestada, desde a sua origem até o seu destino é muitas vezes precisando pegar mais de dois ônibus sem que ao menos seja feita a integração.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos esse documento assinado por todos os cidadãos para o seu Gabinete.

Petrolina, 18 de agosto de 2017