Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

CONVERGÊNCIA NA DIVERSIDADE PARA AVANÇAR COM SUSTENTABILIDADE

Para: Conferência Estadual da Rede Sustentabilidade em Pernambuco -2017

Tese feita para ser apresentada na Conferência da REDE Sustentabilidade – PE, sobre a necessidade de se buscar a unidade partidária como forma de conquista da coesão interna, da coerência com os princípios norteadores da política institucional do partido e da preparação para os inúmeros desafios que se apresentam no difícil contexto da política em Pernambuco.

A REDE Sustentabilidade é um partido idealizado para ser um ambiente permanente de transformação, renovação, inovação e de realização de práticas políticas agregadoras, ligando elos hoje desconectados, pessoas e projetos com grande potencial, com experiências, com conhecimentos, com ideias e vontades que se identificam com a urgente necessidade de mudanças no fazer nos espaços públicos, nos locais de tomada de decisão, nos círculos de representação social, sejam ambientes institucionais ou alternativos. É por definição de sua origem um partido-movimento, portanto, um partido que se move na busca permanente de cumprir seus objetivos.

Elaborado e publicizado como marco de nossas intenções, nosso Manifesto consigna que:

Acreditamos que as redes, como forma de agregação e organização, são uma invenção do presente que faz a ponte para um futuro melhor. A concepção de rede baseia-se numa operação democrática e igualitária, que procura convergências na diversidade. É um instrumento contra o poder das hierarquias que capturam as instituições democráticas e, ironicamente, fazem delas seu instrumento de dominação. Pois é em rede com a sociedade que queremos construir uma nova força política, com alianças alicerçadas por uma Ética da Urgência, tendo como horizonte a construção de um novo modelo de desenvolvimento: sustentável, inclusivo, igualitário e diverso.

Assim, encontra-se demonstrado que a REDE Sustentabilidade, enquanto partido político, dentre outras relevantes questões, preocupa-se com a melhor representatividade política, social, cultural e organizacional, e por isso a fórmula ‘em rede’ representa a capacidade de agregar forças, valores, ideias, posições, representações e habilidades com o intuito de ‘democratizar a democracia’, buscar consensos, desenvolver a capacidade de diálogo permanente e, num grande esforço na busca do ‘novo’, conquistar e fazer da horizontalidade a maior ferramenta de tomada de decisões. Estando ‘em rede com a sociedade’ e, portanto, conectados e em permanente interação com aqueles e aquelas dentre ela escolhidos e escolhidas, a organização ‘em rede’ impede que haja o desequilíbrio das forças internas, tanto na sociedade quanto, como consequência, no próprio partido. O encontro das forças deve, pois, procurar complementariedade, elas devem ser colaboradoras entre si e buscar objetivos comuns e coletivos. É o que, por fim, entendemos ser a capacidade de termos “CONVERGÊNCIA NA DIVERSIDADE PARA AVANÇAR COM SUSTENTABILIDADE”.

Para tanto, consideramos a capacidade de diálogo como elemento imprescindível para que a diversidade interna seja garantida e garantia do reconhecimento de nossa grande riqueza, reflexo da constituição do próprio povo do qual fazemos parte, e da sociedade plural na qual estamos inseridos.
E assim sendo, tendo em vista que a REDE Sustentabilidade Pernambuco, através do conjunto de seus filiados e filiadas promoverá sua Conferência no próximo dia 16, que além de outras questões relevantes promoverá debate interno intenso sobre a importantíssima estratégia política a ser adotada nos próximos meses, para obtermos em 2018 o melhor resultado para o país e para o partido, sobretudo com a possibilidade da eleição da nossa atual porta-voz nacional Marina Silva como Presidente da República, estando também entre os pontos de pauta a nova composição do Elo Estadual e da coordenação executiva do partido, é imprescindível a promoção de debate sobre as indicações para as coordenações, especialmente sobre os futuros porta-vozes.

Portanto, defendemos que a próxima composição do partido no Estado consiga obter o máximo de representação social, regional, intergeracional, de gênero e de ideias presentes no conjunto dos filiados e filiadas, garantindo-se a máxima expressão da diversidade interna, objetivos resguardados nas intenções de nosso Estatuto. Assim, torna-se imprescindível que sejam indicadas pessoas que possuam uma trajetória interna que agregue experiência e vida orgânica partidária, capacidade de dialogar com todos e todas sem atritos ou divergências que inviabilizem a convivência, capacidade administrativa e de gestão, visão e atitudes em consonância com a coletividade, sendo legítimos representantes da pluralidade.

É também de suma importância, para que se garanta lisura, postura exemplar e validade de todo o processo, que os critérios e metodologias utilizados na escolha dos dirigentes do partido, sobretudo dos porta-vozes, deem-se com o máximo de clareza, isonomia e transparência. Vale destacar que nosso país vive uma crise ética profunda e que, dentre outros motivos, é por falta de legitimidade que as pessoas não se sentem representadas pelos políticos atuais e pela política tradicional, a qual a REDE tem a pretensão de superar e reinventar. Portanto, é urgente que promovamos critérios isentos, transparentes e que assegurem igualdade de condições a qualquer filiado ou filiada que se disponha a participar dos processos de eleições democráticas no âmbito da REDE.

E considerando que a próxima Conferência Estadual definirá a nova direção e porta-vozes, esperava-se que a atual direção do partido apresentasse com antecedência e ampla divulgação os critérios e procedimentos para a apresentação de postulações e as metodologias de construção de consensos, visando garantir um clima agregador, para unir todas as forças para o ano de grande desafio eleitoral. Infelizmente, até o momento, isso não ocorreu, mas mesmo faltando pouco tempo para a realização da conferência, esperamos que outras visões e propostas sejam apresentadas formalmente e haja disposição da atual direção de viabilizar a construção de consenso sobre as indicações.
Concluímos afirmando que acreditamos que hoje há duas pessoas que, pelo perfil que apresentam, pelas trajetórias pessoais na vida pública, pela organicidade partidária e pelas contribuições que têm dado à REDE Sustentabilidade em Pernambuco, representando claramente a intergeracionalidade, a regionalidade, a diversidade das experiências e das ideias, contemplam os critérios e as condições que foram acima elencadas. São essas pessoas Marluce Mercês, porta-voz do coletivo da REDE em Palmares, e Douglas Lemos, porta-voz do coletivo da REDE em Lagoa do Ouro, os quais, solicitados a disporem de seus nomes, aceitaram o desafio de representar o conjunto de filiados e filiadas no próximo biênio.

Nós, filiados e filiadas abaixo relacionados(as), ratificamos e aprovamos o conteúdo da presente tese, bem como a apresentamos para divulgação e defesa na Conferência da REDE Sustentabilidade – PE, assim como também a colocamos à disposição para recebimento de apoio através de petição online e de abaixo-assinado.

Recife, 10 de dezembro de 2017.


INDICADOS COMO PORTA-VOZES:

Marluce Mercês - Porta-voz do Elo Mulheres/PE
Porta-voz do Coletivo REDE Palmares

Douglas Lemos - Coord. Exec. Mov. Sociais e Ativismo REDE/PE
Porta-voz do Coletivo REDE em Lagoa do Ouro




APOIADORES(AS) DA DIREÇÃO ATUAL:

Walber Allan de Santana - Coord. Exec. de Formação REDE/PE

Albérico Lacerda - Coord. Executivo da REDE/PE

Patricia Xavier - Membro do Elo REDE/PE

Emanuel de Oliveira Gomes - Coord. Exec. de Mov. Sociais e Ativismo REDE/PE

Fernando Gouveia - Coord. Exec. de Finanças REDE/PE

Elton Carlos de Mendonça Santana - Membro do Elo REDE/PE

Sergio Luis de Carvalho Xavier - Vogal REDE/PE

Maria Izabele Noronha - Elo Mulheres REDE/PE

Paulo Teixeira - Comitê de Ética REDE/ PE

Maria Vileide Ataide de Barros Lins - Comitê de Ética REDE/ PE ( Suplente )

Márcia Maria Alves de Barros Monteiro - Elo Mulheres REDE/PE

Gilmar Gonçalves - Coor. Executivo da REDE/PE

Eurico Freire da Silva Junior - Ex-Vereador/Recife - Vogal

Genilse Maria Candido Gonçalves - Membro do Elo REDE/PE

Victor Simões Leal - Coor. Exec. de Juventude da REDE/PE

Victor de Araujo Lima - Membro do Elo REDE/PE




APOIADORES(AS) FILIADOS(AS):

José Lucas da Silva oliveira - Coord. Juventude REDE Lagoa do Ouro

Ana Gleide de Souza Leal Sá - Porta-voz da REDE Floresta

Leonardo Rodrigues de Souza - Porta-voz da REDE Floresta

Alexandre da Silveira Lins - Porta-voz da REDE Primavera

Renilda Soares de Farias Barros Cordeiro - Lagoa do Ouro

Ana Alice de Souza Leal Numeriano Sá - Floresta

Ana Clara Numeriano de Sá Gomes - Floresta

Fernando Holanda - Recife

José Paulo Dantas da Silva - Paulista

Thiago José de Andrade Martins - Paulista

Guilherme Carvalho - Recife

Sylvia Gomes da Costa - Recife

Osvaldo Ferreira doas Santos Júnior - Araçoiaba

José Mário de Souza Flor e Sá - Floresta

Maria Erivalda da Silva Rodrigues - Floresta

Maria Luciana nunes - Recife

Arthur César Leal Numeriano de Sá - Floresta

Ivogenes Silva Alves - Recife

Otavio Augusto de Arruda Santos - Araçoiaba

Alba Pauliana Moreira Soares - Recife

Bruno Felipe Monteiro de Melo Dantas - Paulista

Gilmar Leal - Floresta

Rita de Cássia Castro Nascimento - Paulista

Edson Jorge Pacheco - Petrolina

Altemir Santos Jolvino - Petrolina

Maria Guilene Herculino Silva - Jaboatão

Anna Rosa Gonçalves - Igarassu

Emerson Andrade da Silva - Recife

Ana Beatriz Leal Numeriano de Sá - VEREADORA - Floresta

Cláudio Gomes Correia Filho - Floresta

Walter Humberto Blossey - Recife

Roselia Gonçalves da Silva - Igarassu

Mariana Bezerra de Lima - Igarassu

Maria José Silva de Lima - Igarassu

Juliana Ananias - Igarassu

Vinícius José Nascimento De Souza - Igarassu

Rivanda Fonseca de Arruda - Araçoiaba

Izael Cavalcanti - Paulista

Mariza Silva de Oliveira - Palmares

Ramiro Ferreira de Souza Junior - Ipojuca

Fabio Rogerio Gomes da Silva - Palmares

Iêda Maria de Sá - Floresta

Agadir Pereira de Franca Junior - Olinda

Givalda Felix da Silva - Araçoiaba

Renata da Silva Marques - Araçoiaba

Eclesia Virginia do Nascimento Silva - Araçoiaba

Caroline Stephane Ferreira de Souza Silva - Palmares

João Berto de Sá - Floresta

Vadson Alighieri Rodrigues de Assis - Jaboatão dos Guararapes

Paulo de Souza - Igarassu

Marcos Victor do Carmo Loiola - Petrolina

Jocenir Felix da Silva - Araçoiaba

José Anderson de Brito - Palmares




APOIADORES(AS) SIMPATIZANTES

Karolina Almeida de Assis - Recife

José Luciano Vieira de Freitas Júnior - Lagoa do Ouro

Sérgio Dias da Costa

Marluce Vieira da Silva

Cassiane Santos Silva - Ipojuca

Alexandre Lima do Nascimento - Lagoa do Ouro

Danielli Alves de Melo - Lagoa do Ouro

Hardson Stheff do Nascimento - São José da Coroa Grande

Rosimere Maria de Lima - Lagoa do Ouro

Charles Henrique Silva de Souza - Lagoa do Ouro

Fáballo Dhiego de Lima Ferreira - Lagoa do Ouro




OUTROS APOIADORES:

Alex Sandro da Silva Gomes

Gustavo Frota

Márcia Cristina Feodrippe de Souza

Jeude Midiã Alves

Elielma de Fátima Damasceno Monteiro

Carlos Alberto Cláudio da Silva

Thaiane Feodrippe de Souza - Recife

Jhonatan Silva - Gravatá

Antony Herculano Lemos da Silva

Doralice Lucia da Silva - São Paulo

Germano Brandes - Lajes


*Esta listagem está sob permanente revisão
***************************************************************************************

DEPOIMENTOS DOS INDICADOS A PORTA-VOZES:


Prezados Companheiros e Companheiras da REDE Sustentabilidade,

Primeiramente, agradeço aos companheiros e companheiras da REDE Sustentabilidade, pela indicação do meu nome para o cargo de Porta Voz Estadual do Partido, representando a Ala Feminina. Confesso não estava em meus planos uma missão de tamanha responsabilidade, porém partindo da premissa de que “o bom soldado não foge a luta”, aceitei o desafio, desde que seja consensual a minha propositura, não reunindo pois, nenhuma importância a minha participação em tão importante cargo sem a vontade de todos e todas que formam essa agremiação política.
Reitero, também, o cumprimento das intenções que externei na oportunidade em que ingressei no Partido através dos atuais membros, os quais brilhantemente conduzem o mesmo até a data presente, no entanto, reconhecendo que se fazem necessárias algumas mudanças, conforme prever o nosso Estatuto Partidário, para que possamos mergulhar numa nova fase da política em nosso Estado.
Aceitando o desafio, venho com um propósito de construção e um modelo novo de fazer política de forma que esteja mais próxima das aspirações da população, principalmente das mulheres que hoje estão fora da política. A REDE soube aproveitar o trem da história, propondo medidas que ficarão registradas em seus anais. Quem perde essas chances, certamente se arrepende.
Iniciei minha trajetória política em meados de 1982, sendo eleita Vereadora na cidade de Palmares, conhecida como capital da região da Mata Sul do Estado, pautada na mudança e na responsabilidade que uma militante política poderia ter. Posteriormente, fui candidata a Prefeita de Palmares pela REDE Sustentabilidade na eleição de 2016, obtendo 5.8% de votos válidos. Sou advogada, assistente social e professora de formação e pós-graduada em Direitos Humanos, Segurança Pública e Direito Processual Penal.
Minha vida é dividida entre a família, o trabalho e a política pública. Acredito que temos urgentemente que fazer uma análise de cada um que está se dispondo a enveredar pelos caminhos da política, evitando julgar as pessoas, pois estamos num momento de solidariedade e união, para alcançarmos assim os nossos objetivos.
Estou na REDE pela admiração e a postura que vejo na nossa representante maior, Marina Silva, que tem uma bela trajetória e pensa alto em termos de propostas para o Brasil. Além disso, mostra-se sempre serena diante do contraditório. Aceita ser inquirida sem estabelecer pré-condições, democraticamente.
Dito tudo isso, companheiros e companheiras, estou à disposição do partido para análise dentro do que posso contribuir para a implantação dessa 'política nova' ou 'nova política' que tanto propagamos, ainda assim, restando alguns fatores que devem ser trabalhados como estratégias para nos tornarmos melhores. Elevemos a união de todos dentro de novas perspectivas de ação com o apoio dos que contribuíram de maneira ímpar para a fundação do partido aqui em nosso Estado. Precisamos doravante de muita coragem para viabilizar soluções que retomem a credibilidade das pessoas na política e nos políticos. Observo que a minha história se confunde com a de muitas mulheres que sonham com um país mais justo e com mais justiça social.
Concluo reinterando meu apreço a todos os que fazem a REDE Sustentabilidade em Pernambuco, pelo espírito democrático que demonstram, e confio na serenidade de todos e nas suas inteligências, desejando que esses atributos sejam usados em benefício das decisões que coloquem as conquistas do futuro como meta clara da REDE em nosso Estado.


Marluce Mercês

Porta-voz do Elo Mulheres/PE
Porta-voz da REDE Palmares.

***********************************************************************************

Caros companheiros e companheiras de luta e de paz,


É com imenso senso de responsabilidade e alegria que recebo de companheiros e companheiras do partido o pedido de me dispor para a tarefa de ser o portador da voz de uma rede de pessoas que querem colaborar para a melhoria da política e militam partidariamente pela sustentabilidade em suas amplas dimensões.
Com o mesmo entusiasmo com que presenciei o julgamento do pedido de registro do partido no auditório do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, vendo nascer aquela agremiação partidária que, eu estava convencido, representava a possibilidade de uma nova construção coletiva, representativa dos interesses do país, atenta ao clamor social, aos desafios de uma economia inclusiva, não predatória, capaz de emancipar pela inserção milhões de desamparados e esquecidos, é que me vejo diante desse novo desafio de representar o Elo de Pernambuco, na grande corrente de esperança que une todos os locais do Brasil onde a REDE Sustentabilidade está organizada.
Sou historiador por formação, tendo concluído curso na Universidade de Pernambuco, campus Garanhuns, onde organizei o Centro Acadêmico de História, participando do movimento estudantil. Como policial civil, fui eleito secretário geral do sindicato da categoria em 2014, participando do movimento sindical desde então, ocasião em que passei a ter maior contato com os movimentos sociais.
Ainda no final de 2013, em meio ao processo de criação da REDE Sustentabilidade, fiz filiação online e passei a participar do processo de coleta de assinaturas para formalização e, posteriormente, organização do partido. Em 2015 fui escolhido como um dos coordenadores de movimentos sociais e ativismo da REDE/PE, para a gestão atual e em 2016 participei do processo eleitoral como candidato a vereador no pequeno município de Lagoa do Ouro, onde residência, apesar de ser nascido e viver intensamente na capital.
Mantenho a esperança de que a REDE seja um partido que promova a travessia da política atual para uma nova forma de fazer política, linkada com as necessidades e as dinâmicas atuais da sociedade brasileira, colaborando para o engajamento das pessoas, especialmente dos jovens, por entender e reconhecer que é nela que se encontra o potencial transformador das instituições, da sociedade e da vida das pessoas.


Douglas Lemos

Coord. Exec. Mov. Sociais e Ativismo REDE/PE
Porta-voz da REDE Lagoa do Ouro.




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
96 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar