Nota de Repúdio à G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti

Para: Prefeitura do Rio de Janeiro

As escolas de samba são um dos maiores símbolos do carnaval brasileiro. Representam a cultura popular e a engenhosidade de produzirmos festas com alegria, música, criatividade e tecnologia. Com base nesse argumento, a festa tem gozado ao longo das últimas décadas de grande apoio e investimento do setor público, como na construção e modernização de sambódromos, além de ampla divulgação nos meios de comunicação de massa. Os desfiles, com isso, ganharam repercussão mundial.

O G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti, do Rio de Janeiro, no entanto, não honrou com esse compromisso e envergonhou o carnaval brasileiro no desfile de 2018. A escola de samba decidiu, deliberadamente, atacar a maioria¹ dos brasileiros. Sem pudores, transformou seu carnaval em mais um episódio que apenas acirra os ânimos, os estereótipos e os preconceitos políticos.

Chamada de “manifestoches”, uma ala do desfile da Paraíso do Tuiuti chamou a maioria¹ dos brasileiros que apoiaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) de manipulados e fantoches, como se não tivessem opinião própria, muito menos razões para defenderem a saída da presidente. Além de não ter a ver com o enredo (em teoria, nobre, que é a crítica à escravidão), o tema foi explorado ignorando-se parte decisiva da história: as fraudes fiscais cometidas pela ex-presidente, bem como sua participação em cargo de liderança de uma Petrobrás que era assaltada à luz do dia para servir ao seu partido.

Nós, brasileiros, que fomos às ruas protestar contra a corrupção e apoiamos a saída da ex-presidente Dilma Rousseff e de seu partido, que tanto mal causou ao país, REPUDIAMOS o desfile da G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti. Não aceitaremos que uma entidade que se beneficia de recursos e da infraestrutura pública paga por todos os brasileiros os utilize para atacar parcela dos que bancam a sua festa.

¹68% apoiam impeachment de Dilma, diz pesquisa Datafolha: http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/03/68-apoiam-impeachment-de-dilma-diz-pesquisa-datafolha.html