Pela volta do Passe Livre Estudantil modelo antigo

Para: Exmo. Governador e Deputados do Estado de Goiás

O atual Passe Livre Estudantil - PLE de Goiânia e região metropolitana não está satisfazendo nós, os estudantes uma vez que limita e não acumula créditos e impossibilita a recarga feita pelo beneficiário para exercer o direito de pagar meia tarifa.

Como se não bastasse, as 48 passagens integrais que teríamos direito não cai na data prometida (10º dia útil do mês). No começo do 1º semestre de 2018 os estudantes ficaram mais de 30 dias pagando a tarifa integral do próprio bolso, porque o Governo do Estado não acompanha o calendário acadêmico/estudantil.

Desta forma, o Governo Estadual induz o estudante a pagar tarifas integrais quando teria o direito de pagar somente 50%.

Diante desta situação, fica claro que o gasto para manter o benefício aos estudantes está saindo mais caro para o Governo, quando ficaria mais barato e com maior alcance o PLE antigo, que consistia em um complemento de 50% do Governo Estadual que somados com o DIREITO DO ESTUDANTE de pagar meia (50%) totalizava em 100% e ainda, os estudantes podiam efetuar recargas com dinheiro próprio, pagando 50% da tarifa.

O que se pede nesta petição é a volta do PLE nos moldes antigos (aquele que vigorava no 1º semestre de 2017), pois este modelo ajudava mais o estudante e as finanças do Estado, conforme acima narrado.

Síntese do pedido:

PLE que garante o direito do estudante de obter do Governo do Estado um complemento de 50% quanto aos gastos de locomoção (casa X instituição de ensino) e que os referidos créditos sejam depositados no 1º dia útil de cada mês;

PLE que garante o direito do estudante de pagar 50% da tarifa;

PLE que garante o direito do estudante de efetuar recargas com dinheiro próprio;