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Petição contra as mudanças na orientação de estudo.

Para: Alunos das Universidades Cruzeiro do Sul - UNICID - UNIFRAN - UDF - FASS - CEUNSP

Nós Alunos da Universidades Cruzeiro do Sul - UNICID - UNIFRAN - UDF - FAC - FASS – CEUNSP EAD. Recebemos um e-mail sobre as mudanças na forma de aplicação das avaliações regimentais na nossa universidade. Neste e-mail consta a informação de que a partir deste semestre a avaliação regimental será igual a avaliação final. Segundo o e-mail enviado pela universidade a A1 (Avaliação Regimental) terá todo conteúdo das 6 (seis) unidades das disciplinas cursadas nos meses de fevereiro, março, abril + conhecimentos gerais, e que para fins de melhoria, seria disponibilizado as matérias de maio e Junho on-line. Antes essa prática de “cair” o conteúdo das 6 (seis) unidades das disciplinas acontecia somente na AF (Avaliação Final).
Haverá um acúmulo de matéria a ser estudada (30 apostilas) + conhecimentos gerais neste semestre. A disciplina que está sendo cursada agora em fevereiro, por exemplo, somente será avaliada no final do semestre. Esse longo tempo até a avaliação, somado ao acúmulo de matérias a serem estudadas podem fazer com que o rendimento dos alunos caia drasticamente. Importante salientar que no 3º semestre o número será ainda maior pulando de 5 para 8 matérias, sendo 48 apostilas, e no 4º e 5º semestre será ainda pior pois serão 10 matérias consequentemente 60 apostilas a cada semestre + conhecimentos gerais.
Essas mudanças representam um retrocesso educacional e falta de flexibilidade por parte da universidade. Muitos alunos, assim como eu, estão preocupados, pois o número de dependência (DP) pode acabar aumentando. Vejo que caso ocorra a dependência do aluno isso comprometerá financeiramente os mesmos, uma vez que o valor da DP é o valor integral de uma mensalidade sem descontos, levando assim muitos ao cancelamento do curso.
Mais uma vez, reitero, que esta postura por parte da universidade não está correta e acabará afetando o planejamento de estudos de muitos alunos, aumentando o número de dependências (DP) e os trancamentos do curso, como já está acontecendo, conheço 3 alunos que já desistiram por conta destas mudanças.
A universidade precisa pensar em seus alunos e clientes pois essas mudanças, ao contrário do que o setor de avaliações acredita, estará prejudicando o bom relacionamento e andamento dos estudos.
Nós como alunos sabemos que a universidade possui colaboradores preparados para prestar atendimento de qualidade ao aluno. Segundo o texto : Potencialidades e Desafios dos coordenadores de polo de EAD” a : “equipe objetiva colaborar para o melhor atendimento e, consequentemente, o melhor aprendizado dos seus alunos e que o desenvolvimento da EAD quebra barreiras e contribui significativamente com o processo de aprendizagem, com sua flexibilidade em relação ao espaço e tempo para que os objetivos de aprendizagem traçados nos programas de cursos sejam alcançados.”
Relata também que: “Decorridos 6 meses de operação, já se registram melhorias significativas nos indicadores de performance dos polos, relacionados a processos internos e aprendizagem, previstos no Sistema de Qualidade da Coordenação de Polos EAD, além de índices de satisfação relevantes dos polos atendidos verificados em pesquisa aplicada aos seus mantenedores.”

Refletindo o texto se os processos internos de aprendizagens registraram melhorias significativas, porque retroceder no que está satisfazendo os indicadores e a relação docente e discente?

Aguardamos uma posição favorável à nossa solicitação.

Agradecemos o apoio de todos.





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