Petição para investigação dos recursos direcionados para Saúde Pública

Para: Ministério da Saúde

Em Anápolis-Go, 55 km da capital Goiânia.

A Secretária de Saúde Municipal da cidade citada existe mais de 50 médicos “Fantasmas “ em Atendimento Plantonista Pediátrico em folha de pagamento, os Salários desses no mês de Janeiro fez o total de 500 mil reais. O pior é que esses médicos, trabalham em outras áreas (oftalmologista, radiologistas, médicos clínicos,psiquiatra e administrativo), e sem contar os que não possuí especialidade junto ao Conselho Federal de Medicina e atende nossas crianças.
Com essa fanfarra na saúde pública infantil,as unidades estão sem atendimento pediátrico de plantão.Fora que nossas unidades não possui vagas de UTis, as unidades públicas estão com os raio-x e outros equipamentos quebrados, falta medicação básica.

É pouco? Sim, claro que é. É revoltante? Sem dúvida. Muitos brasileiros, goianos e anapolinos dirão que a saúde pública é uma vergonha, que o Brasil não tem jeito e, pouco depois, esquecerão o assunto como se ele fosse o mais irrelevante de nossas vidas.

É preciso fazer diferente. Enxergo nessa divulgação uma ótima oportunidade de saímos das eternas reclamações genéricas para o plano da informação concreta.

O primeiro passo para exterminar os cupins que ameaçam uma casa é identificar a origem deles, ver quais móveis estão comprometidos, quais ainda se salvam e usar o veneno certo, não é assim? Em muitas instâncias da administração pública, a lógica é a mesma.
Se quisermos usar o jargão da saúde, é preciso diagnosticar a doença corretamente e intervir antes que seja tarde demais
O que não dá mais para aceitar é justamente o não-debate. Saúde pública só vira assunto às vésperas de cada eleição ou quando alguém propõe aumentar impostos para financiá-la. Aí a grita é geral, a discussão é rasa, os dados são inexistentes e quase sempre impera a regra do “abafa o caso”.

Não há pressão popular por melhorias na intensidade necessária. Nem a consciência de que, mais cedo ou mais tarde, o Brasil terá de fazer escolhas. Terá de decidir quais remédios, quais serviços iram servir.
Quem irá viver ou morrer... Filas de cirurgias, exames. Falta materiais básicos.
Chega ! Que secretários municipais de saúde, administrem nossos recursos recebidos com êxito. Que denúncias contra saúde pública, seja analisada e com rapidez, antes que mais pessoas morram.
Vai esperar alguém que você ama morrer para assinar?

4.469 Pessoas