Contra a desativação de aproximadamente duas centenas de leitos do Hospital Geral Luiz Viana Filho (HGLVF) em Ilhéus na Bahia: Nenhum Leito a Menos!

Para: Exmo. Sr. Governador da Bahia Rui Costa

O fechamento do HGLVF desativando quase duas centenas de leitos de uma unidade hospitalar pública, portas abertas que atendia urgência e emergência, representa um verdadeiro descaso do Executivo estadual em relação à saúde pública.

A decisão do governador Rui Costa (PT) de fechar o HGLVF, coloca sua gestão na contra mão do desenvolvimento econômico e social no sul da Bahia.

Os governos petistas de Jacques Wagner e Rui Costa prometeram implantar em Ilhéus o complexo intermodal Porto Sul, empreendimento que dividiu opiniões e provocou um amplo debate na sociedade sul baiana, com realização de várias audiências públicas. Estudos comprovaram que a implantação do projeto geraria grandes impactos ambientais e sociais.

A liberação da Licença de Operação – LO que autoriza a iniciação das obras do porto sul está condicionada ao cumprimento de várias condicionantes, tanto nos aspectos ambientais, quanto sociais.

Os Estudos de Impactos Ambientais (EIA), o Relatório de Impactos ao Meio Ambiente (RIMA) e o amplo debate com a sociedade, apontaram uma realidade crítica, a inexistência em Ilhéus de uma rede de assistência à saúde capaz atender a uma grande demanda, que certamente passaria a existir na cidade e região, com a chegada da Ferrovia Oeste Leste (FIOL), Porto Sul, ZPE e Aeroporto. O debate e reivindicações propuseram ampliar o número de leitos hospitalar (urgência e emergência) e reorganizar a rede básica e de média complexidade, ou seja, preparar o sistema municipal de saúde para uma nova realidade.

No que diz respeito à ampliação dos leitos hospitalar avançou-se na direção da construção de um hospital universitário, que na prática se consolidou com a construção do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) com 225 leitos, que se somaria aos leitos públicos (HGLVF) e privados já existentes. Com o hospital Costa do Cacau inaugurado, a cidade passaria a ter em torno de 400 leitos públicos (HGLVF + HRCC).

A cidade e região estão horrorizadas com a decisão do governador Rui Costa (PT) que ao inaugurar o HRCC, simplesmente resolveu desativar os leitos do HGLVF!

Para tentar justificar o seu ato contra a população regional, o governo anunciou investimento de 15 milhões no setor saúde em Ilhéus. Acontece que o investimento anunciado será para estruturação da rede básica (centro e postos de saúde) e policlínica de média complexidade. Para a alta complexidade o que o governador Rui Costa ofereceu, foi simplesmente a desativação de quase metade dos leitos existentes na cidade.

Com essa medida atroz o governador Rui Costa poderá estar comprometendo o andamento das obras do porto sul, posto que, em descumprindo uma das mais importantes e principais condicionantes, que trata da Saúde da população, a Licença de Operação poderá ser requerida e suspensa até que a situação se regularize.

Defendemos o HGLVF de portas abertas atendendo urgência e emergência como sempre o fez sem prejuízo da sua ampliação para atendimento materno infantil.

A população usuária do Sistema Único de Saúde – SUS não aceita o fechamento do Hospital Geral Luiz Viana Filho–HGLVF!

AVANTE A RESISTÊNCIA POPULAR CONTRA
OS ATAQUES A DIREITOS CONQUISTADOS!
NENHUM LEITO A MENOS! HGLVF FICA!