Não ao fechamento da FAFEN-SE

Para: Exmo Sr. Presidente da Petrobras, Exmo Sr. Presidente da República, Exmo Sr. Governador do Estado de Sergipe, Exmo Sr. Presidenta da Câmara dos Deputados de Sergipe, Exmo Sr. Prefeito do Município de Laranjeiras/SE, Exmo Sr. Presidenta da Câmara de Vereadores de Laranjeiras.

A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe entrou em operação em 6 de outubro de 1982 e marcou um novo ciclo do desenvolvimento no estado, com a construção da adutora do Rio São Francisco, a ampliação da rede de energia elétrica, a revitalização da ferrovia que liga Sergipe à Bahia e ainda com a instalação do Terminal Portuário Ignácio Barbosa, em Barra dos Coqueiros, a 36 quilômetros de Aracaju.

Ocupando uma área de 1 Km², a fábrica produz amônia, uréia fertilizante, uréia pecuária, uréia industrial, ácido nítrico, hidrogênio e gás carbônico.

As atividades da Fafen-SE geram um ciclo econômico virtuoso pelas atividades que são executadas, tanto do ponto de vista da arrecadação de impostos, como no da geração de uma economia produtiva com fornecedores, prestadores de serviços, empresas que dão suporte a operação, e principalmente, as diversas fábricas de fertilizantes que estão instaladas no entorno da Fafen pela proximidade de acesso a matéria prima produzida por ela. Com o fechamento da Fafen, essas fábricas também irão embora.

Do ponto de vista do emprego, a desativação da FAFEN-SE, representaria uma catástrofe, para a já tão sofrida região sergipana do Vale do Continguiba, onde está a instalada a Fábrica e as diversas misturadoras que tem como matéria prima principal a Uréia produzida pela Fábrica.

Saiba mais um pouco:
O Pólo de Fertilizantes de Sergipe tem como matriz fundamental a produção de amônia e uréia, a partir do gás natural pela Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (FAFEN/SE), de propriedade da Petrobras e a produção de sais de potássio pela companhia Vale, a partir da extração da silvinita, com o que Sergipe oferta nitrogênio e potássio, dois dos três componentes do composto NPK.
A unidade da FAFEN em Laranjeiras é uma das maiores plantas de nutrientes nitrogenados instaladas no território nacional e a mina de Taquari –Vassouras, da Vale, é a única fonte de potássio do Brasil.

Atraídas pela disponibilidade destes insumos, empresas misturadoras dos componentes como Heringer, Fertinor, Adubos Sudoeste, entre outras, instalaram-se em Sergipe, base a partir da qual comercializam para boa parte do mercado nacional, concentrando-se, todavia, no abastecimento da região Nordeste e Centro-Oeste.

Os sergipanos têm consciência, por conta da própria vivência, da importância tanto da exploração de petróleo e gás como da produção de nutrientes para a indústria de fertilizantes na geração de oportunidades de trabalho e na criação de renda na economia sergipana. Por esse motivo, apelamos para o bom senso e para o caráter social da empresa, no sentido de procurar melhores soluções para a continuidade dos seus negócios e manutenção do funcionamento da FAFEn-SE.

2.109 Pessoas