CONCURSO PÚBLICO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DE SOLDADO POLICIAL MILITAR E SOLDADO BOMBEIRO MILITAR DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Para: Exmo. Sr. Governador do Paraná

Nós, cidadãos paranaenses, solicitamos ao Governo do Estado do Paraná a autorização do concurso público para preenchimento de vagas de Soldado Policial Militar (QPM 1-0) e de Soldado Bombeiro Militar (QPM 2-0) da Polícia Militar do Paraná.

Tramita na Administração Estadual do Paraná, desde março de 2017, o protocolo de número 14.495.288-0 que trata da contratação de uma empresa para a realização do certame. Uma vez autorizado, estipula-se uma data para a aplicação das provas e mais um período para formação do soldado, considerando os prazos, leva em torno de dois anos para esse militar estar atuando nas ruas.

O último concurso, realizado no ano de 2013, contou com 5.264 vagas (4.445 para policiais militares e 819 para bombeiros militares), foram registradas 164.430 inscrições, das quais 123.943 foram validadas. "Em toda a história da Polícia Militar nunca houve tantos inscritos. No último concurso, para cerca de 2 mil vagas, foram 80 mil candidatos", avaliou na época o Comandante Geral da PM, Coronel Roberson Luiz Bondaruk.

Conforme o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, Deputado Mauro Moraes, "anualmente entre 800 a 1000 Praças saem da ativa, ou seja, partem para a reserva remunerada ou simplesmente abandonam a corporação". Considerando os dados apresentados pelo parlamentar, com o passar dos anos, os militares incorporados no ultimo concurso de soldado já deixaram as fileiras da corporação ou seja: o estado do Paraná volta a operar em 2018 com o efetivo que dispunha em 2013.

Perante o exposto venho a solicitar que o edital, tratado no protocolo n°14.495.288-0, seja autorizado, a fim de proporcionar à segurança pública do estado o aumento do efetivo policial, atendendo dessa forma as reais necessidades da população paranaense.

Agradeço pela atenção sobre o assunto e conto com mais essa vitória à segurança pública do nosso estado.

Atenciosamente,
Jean Luccas Rosset Godinho Ferreira