INSTALAÇÃO DA AME OSASCO

Para: GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Cidade de Osasco, apesar de possuir o 2º PIB do Estado de São Paulo e 6º PIB do Brasil, e uma população estimada em aproximadamente de 700.000 (setecentos mil) habitantes, (censo de 2016) do IBGE, e não está imune à substancial perda de receitas, fruto da grave crise financeira por que passa o País.
Por outro lado, os munícipes, por direito, diariamente procuram o Executivo e Legislativo Municipais, buscando alternativas para solucionar as suas carências e necessidades emergenciais, notadamente na área da saúde.

Apesar de substancial Rede de Equipamentos Públicos que é dotada de recursos humanos e materiais, constata-se que a Estrutura de Saúde do Município, não é suficiente para atender às necessidades prementes da população.

Ressalta--se que por ser cidade polo da Região, além dos munícipes, por disposição legal, são atendidos aqui, também, moradores das inúmeras Cidades que compõem a Grande São Paulo, inclusive da Cidade de São Paulo.

Ademais, ressalta-se ainda que, com a notória instabilidade econômica, lamentavelmente, milhares de munícipes perderam seus empregos e, por conseguinte, seu Plano de Saúde, engrossando o rol daqueles que já utilizavam da Rede Municipal de Saúde.

Certo é que, a atual Estrutura de Saúde do Município, no que tange a equipamentos, recursos humanos e materiais, pelas razões declinadas, são insuficientes para atender as Demandas dos Munícipes.

A instalação de um Ambulatório Médico de Especialidades - AME, no Município de Osasco , seria de grande relevância, pelas razões e motivos a seguir aduzidos:

1- São centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades, oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local;

2- Promovem atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, através da prestação de uma série de serviços, que garantem uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce;

3- Atendem à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente e:

4- Oferecem maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e, consequentemente, desafogamento dos hospitais.

Ao formular o Pleito, além da certeza que Vossa Excelência não medirá esforços para atende-lo, em 2017 na oportunidade da entrega do Terminal Luís Bortolosso, o então vereador Dr. Renato Bonin, entregou ao oficio nº 12/2017, reiterando oficio nº 098/17 protocolizado sobre o nº 792.299/17, ao seu antecessor reivindicando a referida implantação deste importante Ambulatório Médico de Especialidades.

No ano de 2018 novamente na oportunidade da solenidade da entrega da reforma do Hospital Regional Dr. Vivaldo Martins Simões, foi entregue outro oficio nº 13/2018, ao então Governador do Estado de São Paulo Dr. Geraldo Alckmin, reiterando está importante reivindicação para cidade, na mesma ocasião o ex- Secretário de Estado da Saúde Dr. David Uip, afirmou aos meios de comunicação juntamente com aquele chefe do executivo estadual, que por determinação do mesmo, a partir daquele momento seriam feitos estudos de espaços viáveis para que Osasco pudesse ter o ambulatório AME o mais breve possível.

Ainda em 2017, por oportunidade da vista do ex. vereador Dr. Renato Bonin, ao Ilustríssimo Deputado Estadual ANDRÉ LUIS DO PRADO, do Partido da República - PR, que se mostrou solidário, e que envidará esforços para nos auxiliar nesta empreitada.

Em 19/09/18, foi protocolado o oficio nº 03/2018 assinado por este jornalista sobre o nº de protocolo 1371992/2018 no expediente do Palácio dos Bandeirantes, reiterando oficio nº 02/2018 entregue em mãos ao Governador do Estado de São Paulo, durante sua visita na Cidade de Osasco , para anunciar benfeitorias para o município.

Na edição do Diário oficial do Estado publicado em 14/12/18, foi publicado o Decreto Estadual nº 63.920/2018, no qual foi criado o Ambulatório Médico de Especialidades - AME Osasco, passando a integrar a Rede de Ambulatórios Médicos de Especialidades - AME- do Sistema Único de Saúde -Sus do Estado de São Paulo. Decreto Estadual assinado pelo então governador Márcio França dias antes de deixar o governo do Estado de São Paulo.

Em 15.07.19, o Jornalista Gilberto de Almeida, protocolou dois ofícios um no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado solicitando a instalação do Ambulatório AME e outro ofício na Secretaria Estadual de Saúde ao Secretário Estadual também cobrando a instalação do Ambulatório AME

Em 19 de Fevereiro de 2020 foi protocolado novo ofício através do protocolo número CC- EXP- 2020/00518 e por fim novo ofício recebido em 30 de julho do corrente ano pelo expediente do Palácio dos Bandeirantes!

Por oportuno, para instalação do Ambulatório Médico de Especialidades - AME, sugerimos o imóvel situado na Rua: da Saudade, 111 Vila Osasco, de propriedade do Governo do Estado de São Paulo, onde encontrava-se instalado o Laboratório de Análises Clínicas, do Instituto Adolfo Lutzs.

Assim pôr todo exposto, solicito a Vossa Excelência, a instalação no Município de Osasco, de um AMBULATÓRIO MÉDICO DE ESPECIALIDADES - AME.

Respeitosamente

GILBERTO DE ALMEIDA