O HPS de Porto Alegre não pode morrer! Assine em defesa do HPS, por mais servidores da enfermagem.

Para: Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA)

No Brasil, o trauma é a primeira causa de morte na população com idades entre 01 (um) a 49 anos - conforme dados do DATASUS. Diante desse quadro, é com orgulho que o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) desponta como o serviço de urgência e emergência, referência no atendimento de pacientes vítimas de trauma. Inaugurado em 19 de abril de 1944, o HPS ao longo destes 74 anos, construiu sua história de amor pela vida, no coração do povo gaúcho.

No entanto, vemos uma redução de investimentos em saúde pública que reflete no déficit de servidores municipais da enfermagem neste hospital. Atualmente, faltam 232 profissionais - entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Do ano de 2017 a 2018, ingressaram 39 servidores no HPS e, neste mesmo período, saíram 119 profissionais da enfermagem. Ou seja, o HPS perdeu mais profissionais do que ganhou.
Sabe qual a consequência disso? Fechamento de leitos!

Esta situação colaborou para o fechamento da unidade de traumatologia, em 2017. Não diferente, nas duas unidades de terapia intensiva (UTIs), foi preciso fechar 01 leito em cada uma para manter de forma segura a assistência aos pacientes graves.
Nesta mesma linha, encontra-se a sala de recuperação -destinada a pacientes pós-cirúrgicos, a qual mantém apenas 05 leitos abertos dos 10 que comporta. O fechamento de leitos no hospital contribui para a superlotação da emergência, onde pacientes aguardam dias ou semanas para transferência para unidades de internação.

O momento é crítico, e, portanto, se não houver a nomeação urgente de profissionais de enfermagem pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, será inevitável o fechamento de mais leitos no HPS.
O HPS está morrendo aos poucos, reduzindo a capacidade de atendimento,e quem perde é a população gaúcha! Assim, precisamos de sua ajuda para mantermos o HPS!

Assine por mais profissionais da enfermagem, concursados e divulgue: O HPS de Porto Alegre não pode morrer!

São décadas salvando vidas e, agora, sua assinatura é de extrema importância para manter vivo este valoroso hospital público.
Enfermagem - HPS
Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro - ASHPS