Mobilização dos acadêmicos do curso de bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) pela contratação de docentes.

Para: Professora Dra. Larissa da Silva Barcelos - Coordenadora do curso de Enfermagem da UFMS campus de Três Lagoas/MS, ao Professor Dr. Osmar Jesus Macedo - Diretor de Campus da UFMS - Unidade Setorial de Três Lagoas/MS e ao Professor Dr. Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho - Pró-Reitor de Graduação da UFMS.

No ano de 2018 o curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - fundado no ano de 1999 e iniciando seu funcionamento em 2000 - completa 18 anos.
O curso vem passando por problemas de recursos humanos (déficit de Professores Enfermeiros) desde então, comprometendo desta forma a formação dos graduandos.
Para que haja a formação integral é necessário o desenvolvimento de habilidades teórico/praticas e cognitivas, desta forma justifica-se a necessidade de expansão do corpo docente.
No curso de graduação, o docente trabalha no tripé ensino, pesquisa e extensão, devendo dar direcionamento ao aluno no desenvolvimento de trabalhos científicos e atividades extraclasse, quebrando as barreiras do método tradicional (focado somente no ensino em sala de aula), portanto, o déficit no numero de professores enfermeiros para as disciplinas específicas, causa uma sobrecarga de trabalho, levando o professor ao adoecimento e gerando uma formação fragilizada.
No ano de 2015 o curso entrou em protocolo de compromisso com o MEC e a UFMS se comprometeu a disponibilizar 7 vagas de docentes enfermeiros das quais apenas 04 foram preenchidas

Atualmente o curso necessita, com urgência, da contratação de 4 docentes enfermeiros, sendo eles direcionados as disciplinas de:
Enfermagem em Atenção Básica à Saúde I e II;
Sistematização da Assistência de Enfermagem;
Fundamentos de Enfermagem I e II;
Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente.