Implantação de políticas públicas e orçamento específico para coleções biológicas científicas depositadas em museus e demais instituições públicas de ensino e pesquisa Setembro/2018

Para: Candidatos aos cargos de Presidente da República, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual e Governador.

Há anos a Sociedade Brasileira de Zoologia vem lutando publicamente em prol de melhores condições para os museus e coleções científicas biológicas do Brasil. Por outro lado, os governos se abstiveram de considerar esse patrimônio da humanidade como digno de receber atenção por meio da dotação de recursos específicos para sua segurança e manutenção adequadas. O resultado está sendo mais uma vez lamentado por pesquisadores e pela sociedade em todo o mundo. Novamente, mais um órgão vinculado à uma Instituição Pública, desta vez, um dos maiores e mais importantes museus de história natural do mundo com um acervo de coleções biológicas de valor incalculável e insubstituível, foi destruído pela negligência de quem deveria prover os recursos para a sua manutenção. Dessa forma, exigimos que os candidatos eleitos aos cargos do executivo e do legislativo nos níveis federais ou estaduais se comprometam formalmente a implantar e adotar políticas públicas de Estado para o RECONHECIMENTO, APOIO e MANUTENÇÃO das coleções biológicas científicas depositadas em museus e demais instituições públicas de ensino e pesquisa com a previsão de ORÇAMENTO ESPECÍFICO para esta finalidade. Especialmente nas Universidades Públicas a destinação de verbas deve ser direta, sem intermediação, pois com o orçamento enxuto que a maior parte delas tem de gerenciar, os museus e coleções biológicas científicas muitas vezes são deixados em um segundo plano.
Pelo exposto, os abaixo-assinados solicitam:
• Que os candidatos às eleições de outubro de 2018 comprometam-se formalmente com as causas supramencionadas, e como consequência desse compromisso,
• Que sejam responsáveis pela elaboração, implantação e adoção de Políticas Públicas que visem o reconhecimento, apoio e manutenção coleções biológicas científicas depositadas em museus e demais instituições públicas de ensino e pesquisa.

2.171 Pessoas