Por uma candidatura comprometida com a educação profissional pública, gratuita, de qualidade e inclusiva

Para: Às comunidades da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica

No ano em que os Institutos Federais (IFs) celebram 10 anos, o Brasil sofre uma de suas maiores crises política, econômica e institucional. Embora tenhamos vivenciado nos últimos 10 anos a maior expansão da história da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com a criação de 504 novas unidades, os últimos dois anos foram de graves ataques à educação pública, principalmente com a promulgação da Emenda Constitucional 95/2016, que congela os investimentos públicos federais, afetando seriamente o funcionamento e a consolidação dos campi dos IFs.

A Rede Federal é consagrada como a grande referência da qualidade do ensino público brasileiro, fato comprovado no Enem e no PISA. Exerce papel importante na emancipação do ser humano, na formação cidadã e humanista, no desenvolvimento socioeconômico dos territórios e se constitui como um dos pilares para o progresso científico e tecnológico necessário para a soberania nacional.

Para o próximo período é fundamental consolidar esta política pública representada pelos Institutos Federais. É fundamental continuarmos a exercer esse papel tão importante para a transformação da sociedade brasileira. É fundamental a derrota daqueles que defendem projetos conservadores que ameaçam severamente a educação pública e o desenvolvimento da Nação.

Diante dessa conjuntura é que nós, comunidade das instituições federais que ofertam Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vimos prestar apoio à candidatura que mais representa a consolidação e a expansão da Rede Federal. Por ter sido o ministro da Educação que mais ampliou o orçamento da educação pública na história do País, e que teve a capacidade, junto com o ex-presidente Lula, de inovar, criando os Institutos Federais em todas unidades da federação, é que apoiamos Haddad para presidente.

Setembro de 2018.