Por um posicionamento do CFM e do CREMERJ

Para: Diretoria do CFM e CREMERJ

Na noite do dia 21 de outubro de 2018 tornaram-se públicas algumas fotos de conselheiros do CREMERJ, em cerimônia de posse da Diretoria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro – CREMERJ, junto com o Senador eleito Flávio Bolsonaro fazendo sinais de armas com as mãos.
Viemos por meio dessa petição solicitar o posicionamento do CFM e do CREMERJ sobre a atitude dos médicos que, compactuando com os princípios que a família Bolsonaro representa, infringem o código de ética médica nos artigos 47 e 49, visto que o discurso dos membros dessa família fomenta o desrespeito contra as minorias, exalta a ditadura e incita a violência. A naturalização desse discurso de ódio tem sido responsável pela ocorrência de mortes e agressões em nome das ideias de cunho fascista, que defendem governo autoritário, militarista, com exclusão de minorias, nesse último mês. Para conhecimento segue abaixo os artigos citados:
Art. 47 - Discriminar o ser humano de qualquer forma ou sob qualquer pretexto.
Art. 49 - Participar da prática de tortura ou de outras formas de procedimento degradantes, desumanas ou cruéis, ser conivente com tais práticas ou não as denunciar quando delas tiver conhecimento.
É inadmissível que integrantes de um conselho que representa uma classe diversa e com o dever de promover o bem-estar social, independente de cor, orientação sexual, classe social e gênero ajam de forma leviana e irresponsável. Entendemos que, em uma democracia, todos têm direito a se manifestar politicamente. No entanto, o apoio explícito a um posicionamento político específico gera constrangimento aos médicos que atuam no Rio de Janeiro e não compactuam com o referido posicionamento. Além disso, a representação simbólica de um objeto de extermínio, como uma arma de fogo, numa atitude de descontração e em tom jocoso, representa um escárnio a todos que defendem a valorização da vida humana como norteador absoluto da profissão médica.
Seguiremos em busca de uma sociedade mais justa, na qual as escolhas individuais possam ser respeitadas e valorizadas. E nos manteremos na luta contra o fascismo que se apresenta em escalas progressivas.