Para que a pluralidade de concepções pedagógicos e da liberdade de expressão sejam mantidas no Brasil

Para: A equipe de transição 2018-2019, Presidência da República Federativa do Brasil, Casa Civil, Ministério da Educação e correlatos

Senhor Presidente e senhoras e senhores parlamentares eleitos em 2018,

Considerando sinalizações iminentes de sucateamento (financeiro-orçamentário) em vários níveis, modalidades e formas de articulação na Educação Nacional.

Considerando que constatamos ausências no Plano de Governo do presidente eleito quanto ao cumprimento do que está previsto no Plano Nacional de Educação;

Considerando que no plano de governo o presidente eleito consta sobre a expulsão de concepções freirianas na educação nacional o que fere nitidamente, sangra a Constituição de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) as quais versam sobre a pluralidade de concepções pedagógicas.

Considerando, que Educação à distância possui inúmeros obstáculos infraestruturais dentre outras na realidade brasileira e sua utilização como forma de suprimir a função docente ou dos demais profissionais da educação maximizando o trabalho destes profissionais como se fossem biônicos - não é o caminho.

Vimos por meio deste, para além das dis- ideológicas e obedecendo nossa Constituição Federal (1988), tendo a pluralidade de concepções e crenças filosóficas e teológicas de todos os brasileiros e brasileiras, assinar o presente abaixo-assinado

Além disso, pedimos que sejam assegurados estes direitos constitucionais e os previstos em leis e resoluções do Conselho Nacional de Educação assim como a manutenção das Universidade Federais e da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica como forma de superação das distâncias sociais que assolam nossa sociedade.