Avaliação Ética e Psicológica para Políticos

Para: Câmara dos Deputados - Senado Federal - Supremo Tribunal Federal (STF) - Conseho Federal de Psicologia - Comitê de Direitos Humanos da ONU

A ética moral que rege as relações humanas desde Kant com os seus imperativos categóricos assim como o espírito democrático republicano são condições minimamente razoáveis e necessárias para que qualquer cidadão brasileiro se candidate a quaisquer cargos públicos eletivos.

Em face desses atributos, indispensáveis à existência dos Estados Democráticos de Direitos, inseparáveis também da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948, faz-se a emergência de submissão de candidatos aos mais diversos cargos eletivos públicos em todo o Brasil a um processo avaliativo ético, nos termos postos, por uma comissão a ser formada por vários setores e organizações populares ilibadas que lutam e trabalham em defesa da Ética Pública, dos Direitos Humanos e da vida em todas as suas dimensões.

Por oportuno, diante das atrocidades vistas e escutadas de vários desses candidatos nas últimas eleições (2018), violando sobremaneira os Direitos Humanos e o Estado Democrático, requer também a avaliação psicológica rigorosa, a cargo do Conselho Federal de Psicologia (CFP), a todos aqueles que pretendam entrar para a cena politica pública através de cargos eletivos.

O Brasil não pode ficar refém dos bárbaros.

Atenciosamente.