Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pelo direito de todos os sindicatos atuarem na campanha salarial das empresas Serpro e Dataprev

Para: Exmo. Sr. Luís Antônio Camargo de Melo, Procurador-Geral do Ministério Público do Trabalho,

Clamamos ao Exmo. Procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, MPT, para que analise e compreenda a antidemocrática e antissindical atitude que vêm tomando as empresas SERPRO e DATAPREV nas negociações da campanha salarial, onde estas empresas não permitem que os sindicatos não filiados à FENADADOS – federação nacional que representa uma parte dos sindicatos da categoria – participem de mesas de negociação e nem mesmo querem tomar conhecimento da Pauta de Reivindicações que foram deliberadas por suas bases e encaminhadas por estes sindicatos. Tal conduta antissindical prejudica e usurpa os direitos dos trabalhadores, porque têm as suas representações sindicais ignoradas e vetadas de participarem da campanha salarial.

As empresas SERPRO e DATAPREV agem em afronta à Constituição e a própria CLT, pois assim se comportando, estão OBRIGANDO os sindicatos NÃO FILIADOS a SE FILIAREM à FENADADOS e esta ainda EXIGE que lhes passem PROCURAÇÃO com plenos poderes, visto saberem ser competência exclusiva dos sindicatos a negociação em Acordos Coletivos de Trabalho, ressalvadas as situações previstas na CLT, o que não é o caso.

As referidas empresas inclusive vêm fazendo as reuniões de negociação de campanha salarial DENTRO da SEDE da FENADADOS que ainda coloca pessoas na porta da sua sede para não permitir a entrada dos sindicatos. O mais grave ainda é que a FENADADOS determina aos seus sindicatos filiados a NÃO COLOCAR EM VOTAÇÃO A PROCURAÇÃO, tendo alguns poucos estados filiados e não filiados conseguido votar mesmo com a determinação de que não a realizassem.

Dos 18 sindicatos filiados à FENADADOS em apenas 4(quatro) Estados ou 4(quatro) sindicatos houve a votação de procuração e dois aprovaram (CE e PR) e outros dois rejeitaram (BA e SE), o que remete à necessidade de que o Judiciário solicite para que sejam feitas votações em todos os Estados com sindicatos filiados e não filiados a esta federação (FENADADOS), para que se garanta uma decisão democrática e legítima, visto que a Campanha Salarial é para TODOS os empregados do SERPRO e da DATAPREV em Acordo Coletivo, independente de filiação ou associação sindical com quaisquer entidades.

Questiona-se ainda o equivocado entendimento da plena representatividade e amplitude territorial da FENADADOS que compreende sindicatos filiados em 17 Estados e no Distrito Federal, enquanto que existem, pelo menos, 5(cinco) sindicatos sem filiação a esta federação.

Os trabalhadores e sindicatos dos estados que NÃO SÃO FILIADOS à FENADADOS são IGNORADOS e EXCLUÍDOS das negociações pelo SERPRO, pela DATAPREV e por esta FENADADOS, como uma PUNIÇÃO aos estados não filiados para que não tenham qualquer representação e participação na campanha salarial, os excluindo de representar os trabalhadores dos seus estados.

Tendo-se constatadas afrontas à Constituição Federal e à CLT, e ainda consubstanciadas por condutas antissindicais das empresas SERPRO e DATAPREV, os sindicatos que não são filiados à FENADADOS e presentes em vários Estados do Brasil, suplicam aos membros do nosso Ministério Público do Trabalho (MPT) para que este órgão estabeleça uma mediação ou mesmo atue dentro das suas outras prerrogativas legais para que as empresas SERPRO e DATAPREV revejam as suas posições para que considerem que os sindicatos não filiados a federações possam participar das mesas de negociações em conjunto ou em separado da FENADADOS e possam apresentar e discutir as propostas de campanha salarial que representem os anseios de TODOS os empregados do SERPRO e da DATAPREV de TODAS as suas regionais no Brasil, e não somente dos estados filiados à FENADADOS como ora é uma imposição.

Assim, todos nós empregados do SERPRO e da DATAPREV, subscritores desta Petição e certos da compreensão dos Exmos. Procuradores e Exmas. Procuradoras deste Colendo MPT, antecipadamente agradecemos pela atenção e aguardaremos esperançosamente para que a Democracia e a Liberdade Sindical sejam resgatadas por este Ministério Público do Trabalho aos trabalhadores do SERPRO e DATAPREV.
  1. Actualização #2 ALERTA - FILTROS DE SPAM BLOQUEANDO ASSINATURAS

    Criado em terça-feira, 15 de abril de 2014

    PREZADOS VERIFIQUEM NAS SUAS CAIXAS DE CORREIO SE A MENSAGEM DE CONFIRMAÇÃO DE ASSINATURA DA PETIÇÃO FOI BLOQUEADA COMO SPAM. TEMOS INFORMAÇÕES DE QUE AS MENSAGENS DE CONFIRMAÇÃO DA ASSINATURA ESTÃO SENDO BLOQUEADAS NO FILTRO DE SPAM, PORTANTO VERIFIQUEM SE ISTO ESTÁ ACONTECENDO COM VOCÊ PARA LIBERAR AS MENSAGENS E ASSIM O SEU VOTO SER CONTABILIZADO. HÁ REGISTROS DESTAS OCORRÊNCIAS NO SERPRO. NOSSOS AGRADECIMENTOS AOS QUE DEFENDEM ESTA CAUSA.

  2. Actualização #1 ATENÇÃO - COMUNICADO IMPORTANTE

    Criado em sábado, 12 de abril de 2014

    POR FAVOR NÃO UTILIZEM PREENCHIMENTO AUTOMÁTICO COM FACEBOOK OU OUTROS, POIS PRECISAMOS QUE INFORMEM A EMPRESA, MATRÍCULA, CPF E LOCALIDADE.





Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1.311 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar