Pela democracia, eu quero Zé Maria no debate na Globo

Para: Rede Globo

A rede Globo de televisão marcou o debate entre os presidenciáveis para o dia 2 de outubro. O que poderia ser um espaço democrático para os candidatos debaterem suas ideias frente a frente, sem os efeitos especiais das muitas campanhas milionárias do horário eleitoral gratuito, porém, pode se tornar mais um espaço de exclusão. Isso porque a emissora excluiu o candidato do PSTU, Zé Maria, do debate.

Ao vetar a cobertura e a presença nos debates às candidaturas minoritárias, as emissoras frequentemente lançam mão da lei eleitoral, que exige que o convite seja obrigatório apenas aos partidos com representação na Câmara. É uma lei injusta cuja função é fazer com que tudo fique como está. Mesmo assim, nada impede que o convite seja estendido a todos os candidatos.

Ao agir desta forma, a rede Globo impõe, na prática, uma censura ao PSTU e ao direito da população de conhecer todos os candidatos e propostas colocadas nesse pleito. O que a emissora teme? Exigimos que a Globo chame Zé Maria para o debate para que a população tenha a oportunidade de ver e acompanhar, de forma democrática, os diferentes projetos e programas dessas eleições.

2.445 Pessoas