Professores da Puc apoiam Dilma Rousseff

Para: [email protected]

MANIFESTO DE APOIO a DILMA ROUSSEFF

Nós, professores da PUC MINAS, apoiamos a candidatura de Dilma Rousseff para a presidência da república, ao mesmo tempo em que repudiamos, de forma veemente, a ilusão alimentada por Aécio Neves de que ele representa a mudança. Sua trajetória política em Minas não o autoriza a comandar o nosso país e a defender essa bandeira.

Durante seus dois mandatos, como governador do Estado, presenciamos manipulação, desmandos e censura aos meios de comunicação, instituição fundamental para o funcionamento da democracia. Houve demissões de jornalistas, intervenção direta nas redações. Sua irmã, com mãos de ferro, mandava reprimir quaisquer informações ou manifestações contrárias aos interesses do governo, como já se noticiou muitas vezes, com inúmeros testemunhos, aqui e fora do Estado.

Os professores públicos mineiros conhecem bem suas condições de trabalho e de salário. É possível constatar isso visitando as escolas ou através de qualquer contracheque, verdadeiro descaso para com os servidores da educação.

Estamos convictos de que, nestas eleições, dois projetos distintos para o Brasil estão em dis- O projeto de Dilma propõe avançar mais no desenvolvimento do país junto às políticas sociais que atendem à maioria da população.

Conhecemos de perto em Minas o outro candidato e seu projeto, pois trouxe arrocho salarial do funcionalismo público, censura aos meios de comunicação, descumprimento das metas legais de investimento em saúde e educação, falta de participação popular e transparência na gestão.

O projeto nacional de Lula e Dilma, em 12 anos, proporcionou avanços substantivos, em todas as áreas, como na educação: PROUNI, FIES, Ciência sem Fronteiras e PRONATEC. Pela primeira vez em nossa história foi assinado, em 25 de junho de 2014, um Plano Nacional de Educação com garantia orçamentária vinculada ao PIB. Conseguimos a menor taxa de desemprego da série histórica pesquisada até hoje.

A despeito dos avanços de que o país ainda precisa, não nos resta dúvida de que houve um conjunto de benefícios e direitos conquistados em áreas e setores que consideramos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Queremos reeleger Dilma para aperfeiçoar as políticas de inclusão social, que retiraram uma grande parte da população da linha da miséria, e, dentre outros avanços, trouxe os mais pobres para dentro da nossa universidade.

É urgente, também, a convocação de uma constituinte exclusiva para realizar uma reforma política que mude as regras e garanta um forte combate à corrupção.

Com Dilma, temos a esperança de avançar rumo a novas conquistas especialmente para aqueles que mais necessitam.

PROFESSORES PUCMINAS.