ANVISA: Inclua os alimentos de origem animal no Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos

Para: ANVISA, FIOCRUZ

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) foi iniciado em 2001
pela Anvisa, com o objetivo de avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos
nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor.

O problema é que esta lista com os "campeões" em agrotóxicos mascara uma dura realidade.
Primeiramente acaba induzindo o consumidor a evitar frutas, hortaliças e legumes em sua dieta ao mesmo tempo que cria uma falsa segurança em ingerir alimentos baseados em grãos e produtos de origem animal.

Os alimentos de origem animal (carnes, laticínios, ovos e pescado) TAMBÉM estão com altos índices de contaminação, tendo em vista que a gordura é o principal retentor de organoclorados e outros agrotóxicos como diversos estudo científicos comprovam. O Consumidor brasileiro tem o direito de conhecer o índice de níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem animal e de grãos também.