Abaixo-assinado pela regulamentação da profissão de revisor de textos

Para: Revisores, profissionais da área de comunicação e simpatizantes da causa

A comunicação é a base de todas as relações humanas. Ela está presente em nosso cotidiano, desde a bula de um remédio até as páginas de nosso livro de cabeceira. Porém, para que uma ideia seja compreendida de maneira eficaz, deve ser apresentada em um texto bem escrito.

É justamente nesse sentido que atua o revisor de textos. O seu trabalho consiste em tornar claros, coesos, coerentes, adequados às normas gramaticais e de normalização os textos escritos, facilitando o objetivo principal de seu autor, que é o de bem comunicar o seu pensamento. Ele também atua criticamente como segundo leitor, imprimindo leveza e brilho a cada trabalho.

O revisor não é um simples corretor de textos. Além do pleno conhecimento da língua, o bom profissional precisa dominar diversos temas, sobretudo os relacionados ao processo editorial. Isso envolve saberes nas áreas de marketing, informática, programação e edição visuais, entre outros.

Contudo, esse profissional ainda é pouco valorizado. Muitas vezes é submetido a rotinas extenuantes, frágeis relações e condições de trabalho. Por vezes a sua presença na concretização de uma obra bem escrita é ignorada, além de figurar como vítima de situações constrangedoras e vexatórias.

Este abaixo-assinado se propõe a unir forças para que a profissão de revisor de textos seja regulamentada por lei, e este profissional possa atuar com dignidade.

Se você é revisor ou simpatiza com essa causa, não deixe de votar. O seu apoio será muito importante!