Permanência do Padre Osvaldo de Oliveira Rosa à frente da "Paróquia Imaculada Conceição" e da "Associação Pão Nosso", em Catanduva-SP

Para: Dom Otacílio Luziano da Silva e Conselho de Presbíteros da Diocese de Catanduva-SP

Com base no Cânon 212, § 2º "Os fiéis têm a faculdade de expor aos Pastores da Igreja as suas necessidades, sobretudo espirituais e os seus anseios", nos fazendo entender do direito de petição, individual e coletiva, na qual observamos o direito de ser ouvido na forma oral ou escrita e tendo a consciência da possibilidade de termos nosso pedido, negado e; Cânon 212 § 3º: "Os fiéis, segundo a ciência, a competência e a proeminência de que desfrutam têm o direito e mesmo, por vezes, o dever de manifestar aos sagrados Pastores a sua opinião acerca das coisas atinentes ao bem da Igreja, e de a exporem aos restantes fiéis, salva a integridade da fé e dos costumes, a reverência devida aos Pastores, e tendo em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas." Vimos assim o direito que nós fiéis temos à liberdade de expressão e de opinião pública dentro da Igreja, com todo repeito e reverência devidos às autoridades hierárquicas da Santa Igreja. E, na certeza da real utilidade comum para as almas, na qual reconhecemos o direito e às vezes, o dever de manifestar não só à V. Revma., enquanto líder desta Igreja Local, mas também de expor nossa opinião aos restantes fiéis, vimos através deste solicitar ao senhor Bispo Diocesano de Catanduva, Dom Otacílio Luziano Silva, e seu respectivo Conselho de Presbíteros, que:

Repense e volte atrás na questão da saída do Senhor padre Osvaldo de Oliveira Rosa, da Paróquia Imaculada Conceição e da Associação Pão Nosso, de modo que o referido sacerdote permaneça à frente como pastor da paróquia e associação aqui mencionados. Anseios verificados e confirmados pela População local que deseja que Padre Osvaldo continue à frente de todos os trabalhos pastorais que ele vem desenvolvendo desde 1999.

Existe em nós, fiéis leigos, atuantes nesta Paróquia, a preocupação de acontecer com esta Comunidade Paroquial tão atuante, fervorosa e fiel, o mesmo que aconteceu com as Paróquias de Santo Expedito, Santo Antônio e Santa Teresinha, que em três anos (2011, 2012 e 2013) tiveram três párocos diferentes cada uma, e que durante o transcorrer desses três anos foi constatado que não houve um trabalho continuado e fortificado, para não citar casos pessoais de fracasso com este processo de transferência de padres. Acreditamos que quando se faz necessário, quando a Comunidade Paroquial anseia por um trabalho pastoral não realizado, há sim a necessidade de troca e fortalecimento deste trabalho. MAS o povo desta Comunidade Paroquial é atuante e isto, graças à Liderança Pastoral de Padre Osvaldo, podemos afirmar veementemente que "Nós somos Igreja", em unidade com a Igreja Diocesana e também em unidade com a Igreja Católica em sua totalidade, e entendemos a singularidade do trabalho realizado nesta Comunidade Paroquial, que trouxe tantas almas para junto de Deus e que recuperou tantos seres humanos perdidos no fatídico mundo dos entorpecentes.

Isto posto, e considerando todas as razões aqui apresentadas, nós abaixo assinados solicitamos ao senhor Bispo e seu Conselho de Presbíteros que o Padre Osvaldo de Oliveira Rosa seja mantido como pastor, administrador e pároco da "Paróquia Imaculada Conceição" e membro da "Associação Pão Nosso", em Catanduva-SP.