O 56º Batalhão de Infantaria é nosso!

Para: Presidência da República, Ministério de Defesa, Comando do Exército Brasileiro, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Capelania Militar.

Campos dos Goytacazes, 1º de junho de 2016.

Assunto: Permanência do 56º BI em Campos dos Goytacazes

MICHEL TEMER
DD. Presidente da República

RAUL JUNGMANN
DD. Ministro de Defesa

General de Brigada FERNANDO J. S. SOARES SILVA
DD. Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste

General de Exército EDUARDO DIAS DA COSTA VILLAS BÔAS
DD. Comandante do Exército Brasileiro

Sr. Presidente,
Excelentíssimos Senhores:

A Associação Comercial e Industrial de Campos – ACIC, fundada a 124 anos em Campos dos Goytacazes-RJ, pioneira entre as Associações Comerciais da região norte e noroeste fluminense e apoiada pela SOAMI – Sociedade dos Amigos do Batalhão Manoel Theodoro, Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa – Carjopa, Prefeituras e Câmaras Municipais de Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, Cardoso Moreira, Italva, São Fidélis, Conceição de Macabu; Associações Comerciais do norte e noroeste fluminense; Clubes Rotários; Clubes Leoninos de Campos; Sindicatos de Trabalhadores e de Empresários de diversos ramos da economia campista; Faculdades e Universidades públicas e privadas de Campos, lutamos pelo desenvolvimento de nossa cidade, e na defesa de valores históricos, patrimoniais e morais de Campos.
Solicitamos a V. Excia., a permanência do 56º BI em Campos dos Goytacazes-RJ, uma vez que ele presta relevantes serviços a comunidade da região.
São ações públicas e sociais, as quais enumeramos:

• Formação moral, educacional, disciplinar e profissional dos nossos jovens que prestam serviço militar;
• Abraçando a causa do combate as epidemias de dengue, zyka e chikungunya em nossa cidade;
• Cooperação logística em períodos de enchentes na região, com transporte de mantimentos e vacinação em massa, entre outras atividades;
• Em defesa da Segurança Nacional, por causa de instalações estratégicas em nossa região, como Petrobrás, Bacias Petrolíferas em alto mar, Furnas, Rede Ferroviária, e os complexos portuários do Açu e de Barra do Furado;
• Dificuldade de locomoção dos jovens que prestam serviço militar para outros centros, como Rio de Janeiro ou Vitória-ES, e a distância dos mesmos com seus entes queridos.
• Segurança militar, em períodos conturbados como eleições populares;
• Importância histórica de nossa cidade quando o país necessitou de Voluntários para defender os interesses da Pátria em guerras como as do Paraguai e as duas Grandes Guerras Mundiais;

Outrossim, lembramos que diante da crise econômica que assola o país, a retirada do 56º Batalhão de Infantaria Manoel Theodoro, de Campos dos Goytacazes, para outra unidade da federação implicará em gastos econômicos, tanto para a retirada como para a implantação em outra UF.
Diante do exposto, é que vimos solicitar à V. Excelência, ao Ministério da Defesa, ao Comando do Exército, ao Senado Federal, e a Câmara dos Deputados que avaliem a solicitação da sociedade civil organizada, da comunidade campista e das cidades que compõem a região norte e noroeste fluminense, pela permanência do 56º Batalhão de Infantaria em Campos dos Goytacazes-RJ.

Nós, campistas, membros da sociedade civil organizada, comerciantes, industriais, micro e pequenos empresários, diretores e funcionários da Associação Comercial e Industrial de Campos, Acic, Soami - Sociedade dos Amigos do 56º Batalhão de Infantaria, Rotary Clube Campos São Salvador, Clubes Rotários e Leoninos de Campos dos Goytacazes e municípios vizinhos, vimos por intermédio deste abaixo assinado, SOLICITAR QUE REVEJAM A POSIÇÃO E NÃO RETIREM O 56º BATALHÃO DE INFANTARIA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, conforme assinaturas que se seguem a esta Petição Pública.

2.366 Pessoas