Limpeza do Rio Pavuna na Av. Luís Silveira

Para: Exmos. Srs. Prefeitos da Cidade do Rio de Janeiro e São João de Miriti

Por anos conurbação entre a cidade de São João de Miriti e Pavuna, bairro da cidade do Rio de Janeiro, foi usada como desculpa para ignorar os problemas de saúde pública acentuados por trechos do Rio Pavuna. Na Av. Luís Silveira a situação é particularmente delicada, pois o fluxo de água é muito lento, tendo sido tomado por vegetação e servindo de local de reprodução para diferentes tipos de mosquitos, incluindo aqueles particularmente nocivos às crianças. Além do mau cheiro, por ser região de baixada, o volume da água é elevado durante períodos de chuva (com destaque para o verão), fazendo com que ruas e casas sejam tomadas por água suja. Esta situação implica, além das condições de saúde, o direito de ir e vir, pois molhar-se é arriscar a própria saúde. Esteja o referido trecho localizado numa cidade ou noutra, é certo que os cidadãos estão sujeitos à precariedade imposta pelo descaso de décadas! Solicitamos parecer de ambas as prefeituras e possíveis soluções, conjuntas ou não, para a limpeza do trecho visando a, pelo menos, que a água tenha fluxo mais livre. O Movimento Mobiliza Pavuna vem à frente fazer o apelo.