Exigir posicionamento da Universidade Federal do Amapá e do Centro Acadêmico do Curso de História em Relação às agressões verbais proferidas em Assembléia dos Estudantes de História por universitário

Para: Professores (as), Alunos (as) e técnicos (as)

Este abaixo assinado destina-se a exigir posicionamento do Centro Acadêmico do Curso de História, tal como da Universidade Federal do Amapá (Unifap) a respeito das agressões verbais proferidas contra os e as estudantes que compareceram à Assembleia dos Estudantes de História, realizada dia 07 de novembro de 2016, na Cantina Central da Unifap.
O estudante do curso de História Kelson Rosa Rocha (turma 2012 bacharelado) apareceu na assembleia e começou a gritar nos ouvidos dos presentes, sem motivo justificável, especialmente de uma acadêmica do curso de Licenciatura Plena em História. Com o incomodo produzido pelos gritos a uma estudante precisou se retirar do espaço. A ouvidoria da universidade foi notificada, porém, o ocorrido não foi registrado em ata, escrita por integrante do Centro Acadêmico de História.
O estudante, claramente descontrolado, já apresentou comportamentos violentos contra a estudante, e pertence ao grupo de estudantes que se autointitula OCA KIRIRI. Até o presente momento, membros do mesmo grupo são acusados de protagonizar casos de assédio e ataques à membros do movimento estudantil e funcionários da UNIFAP, principalmente mulheres.
Casos de machismo e assédio, tal como o presente caso não podem passar despercebidos e sem medidas punitivas, portanto, este abaixo-assinado é de interesse de todos aqueles que pretendem tonar o ambiente acadêmico mais dialogável e mais seguro para aqueles que atualmente vem sofrendo ataques desta natureza, como a acadêmica do curso de história que passou pelo constrangimento de ser verbalmente agredida com gritos descontrolados e sem motivo.

No mais, esperamos que providencias como nota de repúdio, processos administrativos e quaisquer outras medidas que visem o esclarecimento e punição do estudante universitário em relação à estudante, inclusive anexamos as fotos do recente ataque sofrido por nós neste abaixo-assinado, o que comprova a natureza desnorteada e antidemocrática as pessoas com as quais lidamos neste momento! Desde já agradecemos sua contribuição.