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Não as baixas tarifas aplicadas em Caxias do Sul e a liberação de pagamentos em dinheiro bem como proteção e segurança envolvendo de motoristas parceiros Uber.

Para: UBER DO BRASIL TECNOLOGIA LTDA

Apesar de estarmos muito otimistas quanto à utilização do Aplicativo UBER em Caxias do Sul, tanto para os Usuários, como para nós Motoristas, estamos nos deparando com certos entraves, que estão sendo colocados à apreciação da empresa. Não queremos, de forma alguma, prejudicar a população de nossa cidade, que está sendo muito receptiva e acolhedora ao meio de transporte, que, além de ser financeiramente mais acessível, é vista como uma evolução e modernização no deslocamento de pessoas no município e região. Seguem abaixo os pontos que estamos reivindicando:
1.1 – Cancelamentos de Viagens por Parte de Clientes:
Atualmente vários motoristas, por inexperiência do Usuário com o aplicativo, ou por má fé de alguns, tem tido prejuízos com descolamentos até ir ao ponto de encontro do passageiro em função de cancelamentos por parte dos mesmos clientes. Estes cancelamentos se devem, desde chamadas errôneas, testes por parte de passageiros e até mesmo possíveis enganos. Algumas vezes até próprios taxistas fazendo se passar por passageiros para que motoristas Uber sejam alvo de manifestações hostis.
Faz-se necessário que se estipule um limite diário de cancelamentos de chamadas de clientes para motoristas. Sugerimos que se tenha um limite de dois cancelamentos diários, por passageiro. Caso ultrapasse esse limite de cancelamentos, deverá pagar a taxa de deslocamento e o motorista recebê-la, como de praxe. Da mesma forma, caso o motorista tenha chegado ao local de partida da chamada e o passageiro já ter sido notificado, caso haja desistência ou cancelamento, que seja cobrada a respectiva taxa.

1.2 – Erros de Endereço na Localização do Ponto de Partida:
Muitos problemas de encontro do passageiro estão surgindo em função de mau uso do aplicativo por parte do referido passageiro, que no ato de acionar a viatura UBER, equivocadamente, podem arrastar o mapa e o pino de localização do real ponto de partida da corrida. Isso faz com que o motorista vá buscar o passageiro em uma localização totalmente diferente ou que o passageiro acabe cancelando a corrida. Fora alguns problemas de geo-referenciamento onde o Uber deverá corrigir a sincronia de endereços com o Google Maps e exigir dos clientes que coloquem o endereço completo, inclusive a numeração.
Ideal é que o aplicativo não deixasse que se inicie uma corrida sem o endereço completo de destino. Isso gera segurança, tanto para o motorista, quanto ao próprio cliente, já que a Uber monitora todo o trajeto;

1.3 – Pagamento de Trajetos em Dinheiro:
Até então o APP da Uber era muito conhecido e elogiado por não aceitar dinheiro na plataforma e obter vastos critérios de segurança com o cadastro do cartão de crédito do passageiro em seu cadastro. Isso gera uma segurança enorme não só para passageiros como para motoristas, pois não existe espécie em dinheiro circulando no interior do veículo, e assim sendo, evitando a possibilidade de assaltos em função de pessoas mal intencionadas saberem que parceiros Uber não dispõe de valores em espécie, já que a transação é toda eletrônica.
Tanto motoristas quanto passageiros, ficam expostos com a circulação de valores em espécie.
Para tanto, se faz necessário a não aceitação de dinheiro para corridas, ou na pior das hipóteses que se tenha a opção, já no acionamento da corrida ou no cadastro do próprio motorista, que aceite, ou não, a opção de pagamento de corridas em dinheiro.

– Incentivos Uber:
1.3.1 a UBER dá um incentivo aos motoristas por hora desde que os mesmos tenham uma média de 1,2 corridas por hora. Esse incentivo é para que o motorista não fique tão prejudicado com a baixa demanda de chamadas. Porém muitos motoristas não conseguem atingir esta média em razão da baixa demanda. Então é solicitado que este requisito seja retirado, para que motoristas fiquem apenas disponíveis de forma online no aplicativo e caso tenham chamados, estes por sua vez, os aceitem;

1.4 – Trajetos Longos:
Como o número de adeptos cadastrados na UBER ainda não é tão grande, há pouca demanda. Sendo assim, são originadas muitas corridas para destinos longos, e se o motorista aceitar, corre o risco de não conseguir o retorno para custear suas despesas. Sendo assim, e para evitar não aceitações de destinos distantes em função da baixa demanda, é solicitado que a Uber estipule tarifas diferenciadas para trajetos acima de 10Km para que o motorista tenha o retorno de forma compensatória. Incluem-se ai limites intermunicipais e dentro do perímetro urbano na faixa dos 10Km;

1.5 – Locais Perigosos:
Para própria segurança dos motoristas e passageiros UBER, se faz necessário o mapeamento de locais no qual corremos risco de assaltos, tanto para embarque, como para desembarque.
Já ocorreram vários casos de emboscadas por parte de possíveis assaltantes e também taxistas que se organizam em grupos para intimidar motoristas parceiros Uber, objetivando a não manutenção do sistema na região.
Temos casos onde veículos UBER circulam, que foram alvejados com ovos, pedras, ácido dentre outros materiais. Para as ameaças e perseguições que estamos sofrendo, a orientação é que os motoristas parceiros registrem a ocorrência na polícia e solicitem medidas preventivas de segurança, que, no momento, não está havendo.
Solicitamos também disponibilidade de uma central na UBER, para ação, em tempo real, para atendimento de casos de hostilidades, intimidações, agressões, perseguições, etc...e que seja divulgado na mídia e, também em tempo real, comunicação à Central de Polícia;

1.6 – Tarifas:
Com o intuito de conquistar mercado com mais adeptos, a Uber aplica tarifas muito reduzidas na plataforma para a região da Serra, porém não leva em consideração o alto custo e despesas dos motoristas. Vivemos em uma região com relevo bastante acidentado e onde os custos de vida são bem mais altos que em Porto Alegre, por exemplo, e temos um dos preços do litro do combustível mais altos do mercado, muitas vezes chegando a mais de R$ 4,00 o litro da gasolina. Está sendo impraticável ter lucros se levarmos em consideração a depreciação do veículo, manutenção, seguro e impostos.
Sendo assim, os motoristas parceiros, exigem um reajuste nas tarifas da região, pois, se compararmos com as de Porto Alegre, estamos em razões inversamente proporcionais. Aqui o custo de vida é mais alto e as tarifas aplicadas pela Uber são muito mais baixas.
Tarifas que deveriam ser aplicadas na região da Serra para que motoristas continuem adeptos à plataforma de forma lucrável: R$ 1,58 o Km rodado, R$ 2,75 a arrancada com passageiro e R$ 0,30 o minuto da viagem. Não esquecendo que a própria Uber retém 25% destes recebíveis do motorista contratualmente.
Estes são valores dentro do mercado e que facilmente seriam aceitos pela sociedade. Estando cerca de 55% abaixo do tarifário de outros serviços de transporte público por exemplo.
Vale aqui salientar que poderá haver uma paralização dos motoristas da UBER, nesta próxima sexta-feira, 18/11/16 para que a Uber se sensibilize junto com a sociedade para que os pontos aqui levantados sejam levados em consideração e atendidos, pois o que está sendo solicitado, é para pensar no bom andamento do trabalho, sem comprometer a qualidade do serviço prestado e o excelente atendimento dos profissionais motoristas parceiros envolvidos.

Caxias do Sul, 16 de Novembro de 2016

Ass.: Motoristas Parceiros Uber – Caxias do Sul




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