Desativação do Aterro Sanitário de Socorro e da Fábrica de Ração Comercial de Alimentos Talismã.

Para: GAEMA / IBAMA / CONAMA / SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE SÃO PAULO

O "Aterro Sanitário de Socorro" foi construído há apenas 300 metros da estrada de rodagem, protegida por LEI de "RECONHECIDO VALOR PAISAGÍSTICO". Ora, se tal paisagem foi considerada pelos legisladores do Estado de São Paulo, tão bela, ao ponto de fazer jus a uma LEI que a mantivesse preservada, infere-se que antes não haviam, ali, uma indústria em Área de Preservação Permanente, ou Aterro Sanitário que pudessem degradar o seu "reconhecido valor paisagístico".

A paisagem onde está situado o Aterro Sanitário, além de seu aspecto geográfico ímpar (composto por belos vales), é tão somente a consequência da preservação do ecossistema, tais como: a FAUNA, FLORA, ÁGUA, AR, etc. Não o seria se, antes, fossem despejados (a apenas 900 metros do rio) 20 toneladas de lixo por DIA, ao longo de 16 anos!

Há estudos da CETESB (em anexo) provando que houve contaminação da água do Rio Camanducaia, entre 2008 e 2009, APÓS a instalação do Aterro (2001) e do Frigorífico Talismã (2004) - situado às margens do principal recurso hídrico da região (dentro de uma APP). O número de "câncer" na região, aumentou, segundo moradores do bairro Camanducaia de Baixo. Tal rio (que pertence à UNIÃO) abastece não apenas nossas cidades como também: Monte Alegre do Sul, Amparo, Jaguariúna; e, indiretamente, 60% da região metropolitana da capital paulista.

Os animais típicos em nossa região são - ou, eram - entre tantos outros: SIRIEMAS (quase extintos em nossa região - classificação do IBAMA: "Vulnerável" no Brasil), PAPAGAIOS e GAVIÕES (quase extintos em nossa região). LAGARTOS, CACHORROS-DO-MATO (completamente "Extintos" em nossa região) ABELHAS, PEIXES (em extinção no Rio Camanducaia) etc.
Esses animais deram lugar às centenas, ou milhares, de URUBUS que sobrevoam a região do Aterro Sanitário. "Enfeiando", por assim dizer, a paisagem cuja lei visa preservar.

Pelos motivos acima narrados, solicitamos aos órgãos responsáveis que:
1- DESATIVEM O ATERRO SANITÁRIO DE SOCORRO;
2- EMBARGUE AS ATIVIDADES DA FÁBRICA DE RAÇÃO TALISMÃ COMERCIAL E ALIMENTOS dentro da APP às margens do Rio Camanducaia.

Respeitosamente,

Povo de Pinhalzinho/SP e Socorro/SP

Especialmente, cidadãos dos Bairros: (Tapera, Pedra Branca, Camanducaia de Baixo, Camanducaia do Meio, Cachoeirinha, Jardim do Pinhal, Fazenda Velha, Moraes).