Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

DIGA NÃO À GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA PARA ÁREAS DA SAÚDE!

Para: MEC (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)

Senhores do MEC (Ministério da Educação),

Esta petição trata-se do posicionamento contrário à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado na modalidade EAD pelos prejuízos que tais cursos podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais.

Gostaríamos de frisar que em nenhum momento estamos querendo “demonizar” o processo de educação à distância, mas evidenciar que na área da saúde, há práticas que requerem intenso aprendizado presencial, como as aulas de laboratório, analises de materiais biológicos em lâminas, manipulação de insumos químicos e orgânicos, anatomia humana, entre outros. Como tais práticas serão regulamentadas e implantadas em cursos à distância? Quais demandas supostamente o EAD vai atender?

O que se vê hoje é que o ensino a distância não está articulado com as políticas nacionais de saúde, e nem com o que preconiza a nossa Constituição em relação ao SUS. Os profissionais de saúde devem prezar, principalmente, pelo contato com o ser humano em sua formação, nenhuma tecnologia de ponta substitui o olhar sensível do profissional. É impossível o exercício da profissão sem a expertise do contato entre a comunidade e o serviço de saúde. Isso é o princípio da humanização do atendimento, mantendo a sua qualidade.

A graduação à distância, do curso de farmácia pode impactar em uma formação inadequada, sem a integração necessária que o acadêmico precisa ter, com o ensino e comunidade. Mediante a isso convocamos uma mobilização, não só de farmacêuticos, mas de todos os profissionais de saúde, para poder elevar esta discussão ao nível da formulação da Política Nacional de Educação, para evitar uma banalização na formação do profissional de saúde.

"QUALIFICAR A EDUCAÇÃO É VALORIAR A VIDA!"

#ThiagoLopes
#FarmáciaemFoco



Qual a sua opinião?

DIGA NÃO À GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA PARA ÁREAS DA SAÚDE!, para MEC (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) foi criado por: Farmácia em Foco.
O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
10.644 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar