Pela transferência da embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém

Para: Ministério das Relações Exteriores do Brasil e Governo Federal do Brasil.

Sabe-se que a historiografia registra que a cidade de Jerusalém foi a capital, durante séculos, na Antiguidade, da nação israelita e que o único templo da religião hebraica - destruído no ano 70 pelos romanos - situava-se na cidade de Jerusalém.

Tendo sido expulsos de sua terra por ordem do imperador Adriano, no ano 135, a nação israelita ficou sem pátria, dispersando-se pelo mundo e sofrendo toda sorte de infortúnios.

Após o Holocausto, no qual cerca de 6 milhões de judeus pereceram, a discussão para criação de um Estado judeu ganhou força. É fato que o Brasil teve uma participação singular no que concerne à fundação do moderno Estado de Israel, lar eterno do povo judeu.

Aracy Guimarães Rosa, funcionária do consulado em Hamburgo, na Alemanha, e Luís Martins de Souza Dantas, embaixador brasileiro em Paris, na França, ajudaram na concessão de vistos para salvar aqueles que estavam sendo perseguidos por Hitler. Hoje, o nome dos dois está no Jardim dos Justos do Museu do Holocausto, em Israel. *

Em 1947, o presidente Eurico Gaspar Dutra nomeou Osvaldo Aranha como chefe da delegação brasileira junto a ONU, que acabou escolhido como presidente da Assembleia Geral.

Em 29 de novembro de 1947, em sessão presidida por Oswaldo Aranha, 33 dos 57 países membros votaram a favor da criação de Israel. 13 foram contra, 10 se abstiveram e Tailândia estava ausente.

A declaração de Independência do Estado de Israel foi assinada em 14 de maio de 1948, ano que teve fim o Mandato Britânico da Palestina. Aranha foi reconhecido como um dos principais articuladores para a criação do Estado de Israel.

Em 1967, Israel reconquistou Jerusalém como sua capital eterna indivisível.

Hoje, nós, brasileiros, judeus e não judeus, por meio deste, solicitamos que aqueles que elegemos para nos representar e demais autoridades competentes, reconheçam a legitimidade de um fato: Jerusalém é a capital de Israel. Ademais, transfiram para lá a embaixada brasileira, atualmente situada em Tel Aviv.

Fernando Henrique Lopes
Presidente nacional do MOVIMENTO BRASIL EM JERUSALÉM

Brasília, 11 de fevereiro de 2017.

Jerusalém,15 de shevat de 5777.

*(http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-planalto/noticias/2017/01/entenda-como-o-brasil-participou-da-criacao-do-estado-de-israel)

2.638 Pessoas