Pela permanência do Biól. Paulo Grübler na gestão do Parque de Itapeva

Para: Secretária de Meio Ambiente Ana Pellini (Sema/RS)

As pessoas que assinam essa petição solicitam que o Biól. Paulo Grübler seja mantido como gestor do Parque de Itapeva e possa continuar conduzindo os trabalhos para os quais nesse momento é imprescindível – revisão do Plano de Manejo, elaboração do Plano de Uso Público, fechamento de processos de compra de terra, entre outros –, sob o risco de sua remoção intempestiva causar sérios danos à Unidade de Conservação, à biodiversidade nela protegida, à Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e a área prioritária para a conservação da biodiversidade brasileira onde está localizado.

Contexto:

O Parque Estadual de Itapeva vem se destacando como uma das Unidades de Conservação estaduais do Rio Grande do Sul com gestão altamente qualificada. Isso acontece, principalmente, pela equipe de técnicos que tem, liderada pelo Biól. Paulo Grübler, um conselho muito atuante e comprometido e parcerias que se criaram e fortaleceram desde antes de sua criação em 2002.

Não existe boa gestão para a conservação da biodiversidade sem que surjam conflitos com outros interesses postos no território. O Parque de Itapeva está na beira da praia, numa zona urbana e periurbana, com intenso uso de seu entorno e com interesses privados nas áreas as quais protege. O gestor Paulo Grubler tem sido muito correto e ético ao tratar desses conflitos, sempre se pautando em pareceres técnicos e nas posições do Conselho consultivo.

Alguns conflitos recentes, sobre os quais as decisões beneficiaram a biodiversidade, descontentaram políticos locais que representam setores desenvolvimentistas predadores. Pressionada por eles, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável resolveu realocar o Biól. Paulo Grübler, como se removesse uma pedra que atrapalha o caminho. Ele não tem interesse em sair e, muito pelo contrário, quer continuar fazendo cada vez mais e melhor pelo Parque, a biodiversidade e as comunidades que vivem em sua Zona de Amortecimento. Mudanças na gestão de UC motivadas por interesses políticos setoriais não são aceitáveis e, inclusive, colocam em riso todo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC.

Pela permanência do Biól. Paulo Grübler na gestão do Parque de Itapeva, para Secretária de Meio Ambiente Ana Pellini (Sema/RS) foi criado por: Instituto Curicaca.