EMTU: PASSE LIVRE JÁ!

Para: Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo

São Paulo, 27 de fevereiro de 2017.

A EMTU
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo
Nós estudantes da ETEC Juscelino Kubitschek – extensão CEU Caminho do Mar, do curso de Orientação Comunitária residentes das regiões metropolitanas de São Paulo, solicitamos a EMTU uma posição referente ao cadastro de estudantes – PASSE LIVRE. O mesmo que é concedido pela SPTrans em forma de bilhete único para os residentes do município de São Paulo, que está funcionando a dias. Porém a EMTU ainda não deu nenhuma resposta concreta à instituição, e nós não conseguimos respostas através do atendimento via telefone ou email. Em breve completaremos um mês de curso e o beneficio ainda não está em mãos.
No intuito de realizar uma ação efetiva, nos organizamos para realização desta carta cobrança devido à falta de resposta e violação de direitos que estamos sofrendo. Desde a matrícula, foi-se expressado a necessidade do PASSE LIVRE, direito conquista ainda na antiga gestão, para impulsionar nossos estudos. Tendo em vista o perfil geral dos alunos, a ausência de tal benefício/direito dificulta o acesso e sua demora pode acarretar na desistência dos alunos por não terem condições financeiras de se locomoverem até a escola. O fator desemprego é gritante dentro da esfera nacional, e não será diferente dentro de uma sala de aula a qual nos referimos. Conteúdos estão sendo perdidos, aulas estão ficando sem nexo para alguns, e não é por culpa dos alunos. E sim dos responsáveis pela liberação do cadastro e efetuação do bilhete.
Ouvimos de outros estudantes de diversas instituições que necessitam no beneficio e na própria página do faceebook da EMTU inúmeras reclamações sobre o processo e burocracias que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo utiliza como meio de efetuação dos cadastros, o que acarreta na demora da entrega do bilhete, na mão dos estudantes.
Portanto, nós, estudantes e cidadãos expressamos nosso repudio as ações que dificultam o acesso a cidade, as instituições de ensino e ao conhecimento.

Estudantes de outras instituições que necessitam do beneficio juntem- se a nós na reivindicação de nossos direitos. Iremos entregar este documento na EMTU em breve.

Orientação Comunitária – 1º módulo 2017