Contra as invasões na Terra Indígena Uru-eu-wau-wau

Para: Presidente da Funai

Encaminhamos denúncia sobre as invasões na Terra Indígena Uru-eu-wau-wau que observamos quando acompanhamos os indígenas nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017.

Informamos que o Posto de Fiscalização da FUNAI/Barreira II está sendo utilizado como ponto de apoio dos invasores, que construíram uma balsa onde atravessam o rio Floresta para abrir lotes e fazer derrubadas dentro da Terra Indígena. A balsa foi destruída pelos indígenas e estava a menos de 20 metros do Posto da FUNAI.

Esta balsa servia para adentrar mais ainda a Terra Indígena e conforme informações colhidas pela manhã do dia 19 haviam entrado várias pessoas que estavam em 10 (dez) motocicletas, atravessando o rio pela balsa.

O Posto da FUNAI vem sendo depredado pelos invasores, que segundo depoimento foi dado pelo líder das invasões para uma invasora. Este posto segundo os indígenas foi construído com recursos de compensação da hidroelétrica do Jirau.

Em toda a região o desmatamento dentro da terra indígena se alastra com imensas derrubadas.
Está havendo roubo de madeira, inclusive castanheiras, roxinho e outras essências.

Informamos que os indígenas estão preocupados, pois foram informados na região que todos os invasores que estão na terra indígena Uru-eu-wau-wau estão armados. Estes encontraram cartuchos, mas não conseguiram encontrar as armas, que segundo os invasores estavam com a outra pessoa que havia saído.

Queremos salientar que os indígenas não suportam mais essa situação e que decidiram tomar providências indo fazer vigilância sozinhos e que isto coloca em risco a vida destes indígenas.
Fica evidente que se a FUNAI ocupasse o posto de fiscalização esses desmandos não teriam ocorrido.
Entendemos as dificuldades da FUNAI, todo o sucateamento que o órgão indigenista vem sofrendo, porém não se justifica o abandono em que a terra indígena se encontra, nem mesmo de um Posto de Fiscalização de tamanha importância e onde houve tantos gastos do dinheiro público para construir uma verdadeira mansão no interior da terra indígena que vem servido de ponto de apoio para invasores.

A região do Burareiro só tem servido de desculpas dos invasores para destruir e invadir a terra indígena. O Sr. Nelson Bispo dos Santos a anos vem promovendo a invasão da Terra Indígena Uru-eu-wau-wau, tendo inúmeras vezes sido denunciado e pego em fiscalizações da Funai.
Solicitamos imediata providências para conter as invasões, retirar os invasores e punição aos que incentivam as invasões, bem como investigação e punição para os políticos e servidores públicos que promovem invasões, depredações do patrimônio da UNIÃO (Terra Indígena Uru-eu-wau-wau) e proteção física dos indígenas.

Ivaneide Bandeira Cardozo
Coordenadora de Projetos