PROJETO: ADEQUAÇÃO TERRITORIAL 1.0

Para: Prefeitura do Município de Osasco. / Prefeitura do Município de São Paulo.

Projeto: Adequação territorial.

Planejado por: Izael Norberto da Silva

Versão 1.0

1) Plano de procedência do projeto

Introdução:

Os munícipes de Osasco-SP que se localizam no bairro Vila dos Remédios, precisamente em torno da FATEC/ETEC, tem tido diversos transtornos que cabe à Prefeitura analisar e efetuar a solução dos tais problemas que geram situações desconfortáveis momentâneas aos que transitam pelo local e incômodo contínuo aos moradores.

2) Plano de destino do projeto

2.1) À Prefeitura do Município de Osasco, devidamente aos Departamentos de Serviços e Obras, de Trânsito, de Segurança e Controle Urbano, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, de Meio Ambiente e de Comunicação;

2.2) À Prefeitura do Município de São Paulo, devidamente ao Departamento de Transporte Público.

3) Plano de Requerimento do projeto

3.1) O projeto requer mudanças que implicará em remanejamento de vias, remoção de entulhos, reformas de “bocas de lobo,” troca de tubulação pluvial, pintura de solo, sinalização de trânsito, alteração de itinerário de ônibus, e principalmente, reforçar a segurança;

3.2) Neste projeto estamos solicitando a valorização do espaço público com melhorias que trazem conforto aos cidadãos que fazem uso desta área.

4) Plano de detalhamento do projeto

4.1) Remoção de entulho:

Problema arraigado na Rua: Orlando Gilardi 06298-170, sendo um ponto viciado em descarte irregular de entulho; Com a recondução da Av. Nossa Sra. dos Remédios e a presença da GCM, favorecerá para a eliminação deste problema.
Protocolos referentes: 1848707; 1854916; 1854919; 1854935; 1860777; 1882627.

4.2) Troca da tubulação de pluviais:

Na Rua: Pedro Rissato 06296-220, em frente ao n°336 tem uma “boca de lobo” com sua tubulação entupida, tendo a necessidade da troca dos tubos pois precisa de um maior diâmetro para atender a vazão das águas no decorrer das chuvas.
Protocolos referentes. 1854917; 1860775

4.3) Implantação de uma nova “Boca de lobo.”

Pela Rua: Pedro Rissato 06296-229 funciona naturalmente o escoamento da água pluvial para o Rio Tietê, porém a tubulação não atende a demanda.
Protocolos referentes. 1880140; 1860779

4.4) Ampliar o bolsão de motos.

Devido ao volume excessivo de veículos durante o horário noturno de aula na FATEC/ETEC, o projeto indica a duplicação do espaço reservado para motos.
Protocolo referente. 1860780

4.5) Limpeza do córrego.

Localizado dentro do terreno da Sabesp, neste córrego os tubos pluviais desembocam as águas das chuvas.
Protocolo referente: 1854918.

4.6) Alteração da mão dupla na Av: Nossa Sra. dos Remédios para mão única sentido bairro.

O projeto indica o manuseio da via no sentido centro (capital);

4.6a) Haja vista que largura no trecho da Avenida: Nossa Senhora dos Remédios 06296-190 entre a Rua: Pedro Rissato 06296-220 e a Rua: Leão XIII 06296-180, não condiz com a quantidade de carros que passam por este local no dia-a-dia;

4.6b) Entrando na Rua: Pedro Rissato 06296-202, virando à esquerda na Rua: Orlando Gilardi 06298-170, à esquerda na Rua: Francisco Alves 06296-160, à direita na Rua: João Alfredo Bonaldi 06296-250 e à esquerda na Rua: Leão XIII 06296-180 possibilitando a retomada ao trajeto.
Protocolos referentes: 1854920; 1854921; 1854922; 1854923; 1854924; 1854925; 1854926; 1854927; 1860774; 1860773.

4.7) Instalação de uma base da GCM:

4.7a) Por acontecer frequentes roubos nesta área próxima à FATEC/ETEC, Levando em conta ser um local de pouca movimentação, tendo problema de descarte irregular de entulhos;

4.7b) O projeto indica a implantação de uma Base da GCM para efetuar o patrulhamento e dispor segurança mantendo a ordem.
Protocolo referente: 1854941.

? Detalhes pormenor do projeto.

4.a) Obs: Os protocolos abertos pela Central de Atendimento 156 da Prefeitura de Osasco foram de acordo com o que está disponível no sistema, sendo que alguns deles não estão de acordo com a necessidade do local, exigindo uma análise detalhada do projeto.

4.b) Obs: Conclui-se que as Ruas: Zequinha de Abreu 06296-270, Carmem Miranda 06296-260, João Alfredo Bonaldi e Orlando Gilardi também fiquem em um único sentido, para não apenas trocarmos o problema de localidade e assim disponibilizar vagas de estacionamento para os alunos da FATEC/ETEC.

5) Plano de reflorestamento no local do projeto

Em nossas metrópoles temos uma poluição extrema que nos conduz a um constante desmatamento, Osasco tem suas áreas verdes reduzidas não diferente das demais cidades urbanas.

5.1) Preencher os locais reservados para árvores com as espécies nativas de médio porte.

5.2) Na Rua: Orlando Gilardi, onde o espaço será utilizado para estacionamento de veículos, seria bem conveniente plantar uma árvore nas divisões de cada vaga conforme forem coladas em 90°.

6) Plano subseqüente do projeto

6.1) Envio do projeto ao Departamento de Transportes da Cidade de São Paulo para mudança de itinerário da linha 8003-10 ( Term. Lapa / Remédios ), para que deixe de passar na Rua: Sta. Erotilde 06298-060 e comece a passar na Rua: Pedro Rissato 06296-220 com a Avenida: Nossa Senhora dos Remédios 06296-190 e retome o percurso;

6.2) Aumento da acessibilidade aos estudantes, trabalhadores, comerciantes e moradores desta região.

7) Riscos preliminares ao projeto

A causa insatisfatória que deu início a elaboração do projeto:

Risco. Nível

Alagamentos; enchentes; inundações. Alto
Assaltos; Furtos; Roubos. Alto
Descarte irregular de lixo e entulho. Alto
Insetos; Mosquitos; Roedores. Médio
Congestionamento; Engarrafamento. Médio

8) Plano de apoio ao projeto

8.1) No exercício pleno da cidadania em um Estado democrático, estamos nos sujeitando a recolher as assinaturas possíveis para a realização deste projeto; Empregando um abaixo-assinado estaremos reforçando essa petição pública e pressionando as autoridades para determinado fim.

8.2) Levar o projeto para avaliação na Câmara dos Vereadores; Elaborar um tratado específico em poder legislar ao modo correto a execução do projeto.

9) Plano de conclusão do projeto

Com a execução dos planos descritos neste projeto:

9.1) Irá atribuir melhor acesso às duas importantes instituições (FATEC/ETEC) de Ensino que temos dentro do Estado;

9.2) Melhoramento do trânsito local, Disponibilização de vagas para estacionamento dos alunos;

9.3) Eliminação das enchentes, fim dos descartes irregulares de entulho e lixo;

9.4) Minimização dos roubos, furtos e uso de drogas nas imediações;

9.5) Iniciativa de incentivo a população se organizar e cuidar do espaço público;

9.6) Satisfação em ser um cidadão de bem.

Deus seja Louvado.