Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Fim do Alistamento Militar Obrigatório

Para: Forças Armadas Brasileiras

Vimos por intermédio desta petição, o fim do alistamento militar obrigatório.

Pessoas do sexo masculino que completam a maioridade (18 anos) devem, obrigatoriamente, fazer o alistamento militar no primeiro semestre do ano, sob o risco de não poder procurar emprego ou se ingressar em uma faculdade, e inclusive de não conseguir concluir o Ensino Médio.

Em tempos de paz, o alistamento militar obrigatório é altamente dispensável. O governo não é responsável pelos corpos dos jovens que farão 18 anos, e obrigar alguém a se exercer em um tipo de trabalho os coloca em uma condição análoga à escravidão. Em tempos de guerra a situação será ainda pior, pois eles serão condenados a matar em combate, mesmo os que não concordam com o motivo da luta.

Além de ferir a liberdade das pessoas, o alistamento militar é considerado desnecessário. Mesmo com a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial, a possibilidade de o Brasil participar é quase nula. E para que isso ocorra, os profissionais deverão ser bem-treinados. O militarismo não deve ser composto por pessoas que gostam dele ou só estão por serem obrigadas a se alistar.

Em tempos de alto índice de desemprego, há outro fator que torna o alistamento obrigatório desnecessário: a grande maioria dos jovens acabam sendo dispensados em um curto período de tempo, por uma série de fatores. Isso tira vaga daqueles que querem servir para aprenderem uma profissão ou servir como base de sustento familiar. Desta forma, desobrigar o alistamento militar aumentaria a liberdade de expressão.

O alistamento militar obrigatório para o sexo feminino pode entrar em votação a qualquer momento. No caso do sexo feminino, a situação é mais grave ainda, sob o risco delas ficarem grávidas, terem que cumprir licença-maternidade e terem que tomar conta dos filhos nos primeiros anos de vida.

Diversos países dispensaram o alistamento militar obrigatório e não tiveram prejuízo. São eles: EUA, Suécia, Espanha, Alemanha, Itália, Marrocos, Portugal, República Tcheca e Inglaterra. Foram substituídos por exércitos profissionais ou militares voluntários.



Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
1 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar