Tombamento do Patrimônio Artístico da Paróquia do Sangue de Cristo

Para: Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - IRPH

Os abaixo-assinados, fieis da Paróquia do Sangue de Cristo, situada à Rua Adalberto Aranha, nº 48, Aldeia Campista, Rio de Janeiro, RJ, solicitam que seja feito o TOMBAMENTO do patrimônio artístico da Igreja da PARÓQUIA DO SANGUE DE CRISTO, – presbitério, imagens sacras em concreto (Cristo Vencedor, Nossa Senhora, Via Sacra), vitrais, batistério, Capela do Santíssimo, imagem da Madona do Cálice e Crucifixo do Servo Sofredor.

Nós, participantes da Comunidade Sangue de Cristo, pelo Amor de Cristo reunidos, desejamos proteger nosso patrimônio de expressão da fé, não podendo mais ficar expostos aos critérios pessoais de cada novo Pároco que modifica alguma coisa, às vezes sem muita importância, mas outras vezes, como agora, modificam o próprio altar.

Diante do exposto, solicitamos que seja concedida à nossa Paróquia a proteção das medidas legais cabíveis para que não seja desfigurado o projeto arquitetônico original, vencedor de um concurso internacional, elaborado por dois profissionais de renome. O projeto arquitetônico é de autoria do húngaro Eugenio Zsilacyi e, para criar e executar todo o interior da Igreja do Preciosíssimo Sangue de Cristo (Via Sacra, imagem de Cristo Vencedor, imagem de Nossa Senhora, altares, sacrários, vitrais, batistério), o responsável foi Tao Sigulda, nascido na Letônia, artista plástico e arquiteto, que acompanhou de perto a execução e a finalização da obra.
Com a intercessão da Madona do Cálice, entregamos nossa solicitação, confiantes em que nossa comunidade será ouvida e atendida!