Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado PELO RESPEITO À PROFISSÃO DE CORRETORA DE IMÓVEIS

Para: CRECI BRASIL E REDE GLOBO


PROFISSÃO CORRETORA DE IMÓVEIS

O grande sucesso da cadeia produtiva do setor imobiliário Brasileiro, acontecido nos últimos anos, tem sido avaliado como um dos maiores desenvolvimentos imobiliários já assistidos pelo mundo.

Este grande sucesso deve-se a vários fatores, que vão desde o interesse político do Estado, ao desempenho significativo de cada um dos profissionais envolvidos, todos amplamente unidos para a evolução deste setor.

Os resultados estão ai, para todos verem.

Os que puderam acompanhar este desenvolvimento perceberam também, que um dos pilares deste sucesso, é constituído pela atuação inegável dos corretores e das corretoras de imoveis no Brasil.
Tem sido um trabalho de nossa categoria, o de perseverança, de empreendedorismo, de disciplina e de ética, além da garantia de segurança, que os clientes esperam ao nos contratar. Graças ao nosso bom desempenho como corretores e corretoras, muitos são os Brasileiros que já realizaram o sonho de aquisição de casa própria ou de seu estabelecimento comercial.Temos muito orgulho de nossa profissão, e de nossa responsabilidade de transformar tecnicamente, sonhos em realidade.

Porém nossa profissão, embora regulamentada juridicamente, não teve uma trajetória fácil. Por anos, a profissão de Corretor de Imoveis foi uma profissão estigmatizada por estereótipos indesejáveis, como por exemplo, o da “malandragem”, o do “jeitinho”, o da “sacanagem” etc. e foi preciso muito, mas muito trabalho sério, muito aperfeiçoamento, para conquistarmos o respeito e o reconhecimento profissional, que temos hoje no mercado e assim finalmente, alcançamos o fortalecimento de nossa categoria perante a sociedade Brasileira.
além da preparação técnica exigida para a obtenção do registro profissional, uma Corretora e um Corretor, para atuarem como Consultores, tem o dever de se informar e se formar, atualizando-se para melhor atender seus clientes, inclusive no que tange “as suas posturas pessoais, “as vestimentas, e às abordagens formais, que condizem com as condições de qualquer profissional sério, e confiável. Tamanha foi a importância adquirida, que o “ dress code” para Corretores de Imóveis tem sido objeto de matérias e artigos das mais variadas revistas de Moda e Comportamento em todo o mundo.

Uma Corretora de Imóveis é uma profissional qualificada, e nenhum Brasileiro pode duvidar desta condição! Somos profissionais capacitadas, formadas segundo a Lei n° 6.530, que disciplina o exercício da profissão, e nossa competência é exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, emitirmos opinião quanto às comercializações imobiliárias.

Nós mulheres corretoras, ou corretoras mulheres, que conquistamos nosso respeito profissional, lutamos historicamente contra assédios, contra abordagens indesejáveis e contra as más interpretações, apenas por estarmos cumprindo nossa MISSÃO. E insistimos dizer que esta condição, embora não seja exclusiva de nossa profissão, foi muito adjudicada à corretagem, assim como se sabe, assim como o foi com as profissionais de enfermagem, fisioterapeutas etc. Isto, é claro, por força de componentes do imaginário coletivo, e todos sabemos também, pela exploração das fantasias sexuais, fáceis de surgirem, em face dos fatores de proximidade e oportunidade característicos de algumas situações de nossa profissão.

A questão é respeito ou desrespeito, é uma questão ética, e não moral.

Por isso, nos reunimos aqui abaixo assinados Corretoras e Corretores, para protestar veementemente contra a atitude da Rede Globo que desde o dia 17 de fevereiro, passou a veicular em sua novela Insensato Coração, a cenas marcadas pelo preconceito contra nossa profissão, cenas que exploram o comportamento antiético e descabido de uma pseudo-corretora, vestida de maneira inadequada e vulgar, de comportamento duvidoso, e paradoxalmente insistindo que se trata de uma profissional habilitada, e estudada e credenciada.

Lamentamos, ou por outra, execramos a adulteração dos conceitos ali envolvidos, permitindo que uma personagem, aliás , diga-se sem desmerecimento, interpretada por uma atriz muito bonita e sensual, na novela, misturasse a ficção com uma realidade de preconceitos e estereótipos dos quais conseguimos nos libertar à duras custas, através dos anos.


O fato é também, pois para nós é a primeira vez que testemunhamos nesta TV, uma descrição técnica de nossa profissão e o quanto ela é regularizada e regulamentada.


Basta de menosprezo à nossa profissão!!!

Consideramos estas cenas, uma ofensa aos nossos valores profissionais!!! Por isso, além do protesto, queremos dos senhores uma retratação, ou uma reconsideração, feita esta, nos mesmos termos e nas mesmas condições que esta agressão nos foi dirigida.


Esta personagem, pseudo-corretora, deve ser punida pela sua atitude, de forma publica e notória, no contexto da novela de horário nobre, autuada pelos órgãos competentes, dito de outra forma, queremos levar para a ficção nossos valores e dos nossos organismos que nos representam, a saber, o Sindicato dos Corretores, e o CRECI – Conselho Regional da Comarca em que atuava a personagem, no Rio de Janeiro.

Este abaixo assinado partiu inicialmente da empresa Local imoveis, mas pretende se estender a todas outras empresas que tenham em suas frentes Corretoras que tenham se sentido igualmente ofendidas e que compartilham nossa posição.






Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
21 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar