MANIFESTO DE APOIO À CHAPA 2 "CEDU: PROTAGONISMO E RESISTÊNCIA" - Em defesa da Educação Pública-Gratuita

Para: Técnicos/as, Professores/as e Estudantes do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

MANIFESTO DE APOIO À CHAPA "CEDU: PROTAGONISMO E RESISTÊNCIA" - PROFESSORAS EDNA PRADO (direção) e MARIA AUXILIADORA CAVALCANTE (vice-direção) / GESTÃO 2018-2022

Com mais de 30 anos de história oficial e sendo parte de uma história de quase 50 anos na formação docente em diferentes licenciaturas, o Centro de Educação, nosso CEDU, é uma unidade acadêmica com longa trajetória na UFAL e na educação alagoana. Na sua estrutura, comporta o NDI, cursos de graduação presenciais (Pedagogia e Educação Física) e a distância (Pedagogia), cursos de pós-graduação lato e stricto sensu (PPGE e PPGECIM), além de dezenas de grupos e núcleos de pesquisa e de extensão. Nesses espaços acadêmicos se articulam docentes, técnicos/as e estudantes das áreas de Educação e de Educação Física. Atualmente, somos mais de uma centena de trabalhadores da educação (docentes e técnico-administrativos/as) e mais de dois mil estudantes participando ativamente das atividades de ensino, pesquisa e extensão do CEDU. Somos, portanto, uma unidade de porte respeitável que, ao longo de décadas, vem tomando parte no cenário educacional. No entanto, entendemos que o CEDU já não ocupa o lugar que merece e que é capaz de ocupar na formação docente e nos rumos da política educacional do Estado Alagoas. É preciso mudar!

Quem somos?
Somos um coletivo de docentes, técnicos/as e discentes que apoia a chapa CEDU: PROTAGONISMO E RESISTÊNCIA, trabalhando em diferentes áreas e setores de estudos, que atua nos campos de ensino, pesquisa, extensão e gestão, na educação infantil, graduação e na pós-graduação, comprometidos com a educação alagoana, e que busca reconduzir esse centro para uma trajetória a altura da sua história e magnitude.

Por que PROTAGONISMO?
Lutamos por um CEDU com protagonismo social e acadêmico, que, por meio da valorização dos esforços de cada docente, técnico/a e discente, atue com liderança e autonomia na construção de um projeto educacional transformador para o estado de Alagoas. Entendemos que, apesar dos esforços advindos de diferentes coletivos dentro na unidade, o CEDU, como instituição orgânica, com importante papel político na Universidade e no estado de Alagoas, há tempos perde espaço para o setor privado e para setores menos especializados no campo da educação. Portanto, necessitamos de um CEDU que atue de forma mais efetiva no fortalecimento das vozes que compõem seu todo; que consolide práticas democráticas, transparentes e coletivas de gestão e de convivência; que seja catalisador e promotor de ações para melhoria da qualidade da formação inicial e continuada para a docência e pesquisa em Educação e Educação Física, e que apoie e fomente as produções dos sujeitos sociais que o constituem. Para tanto, o CEDU deve reconquistar o lugar de ator central na articulação e na proposição de políticas educacionais para o estado e atue como força democrática na UFAL. Acreditamos que é preciso retomar a autoestima do CEDU, fazê-lo se reconhecer como unidade forte, inovadora e que produz conhecimento com qualidade acadêmica, orientada pelas necessidades e potencialidades da população alagoana que lança expectativas de um novo tempo na educação pública do estado de Alagoas.

Por que RESISTÊNCIA?
A despeito das medidas oficiais para a educação nas últimas décadas, o atual cenário de desmonte da educação pública agrava problemas históricos e ameaça conquistas recentes. A disputa de projetos educacionais com setores privatistas e conservadores das últimas décadas se agrava diante de um tempo em que o Estado de exceção é a regra. A educação pública, em todos os níveis, tem sido alvo de propostas e de medidas reacionárias e arbitrárias, em muito, distantes das expectativas de trabalhadoras, trabalhadores, entidades e movimentos sociais, assim como de jovens e crianças das classes populares, únicos para os quais a alteração dos rumos educacionais é uma urgência. Em Alagoas, este cenário ameaçador se amplifica, considerando as singularidades desta terra tão vilipendiada econômica e politicamente quanto rica em cultura e em capacidade de resistir e de se reinventar. São tempos difíceis e desafiadores que exigem de todos nós, integrantes do CEDU, ações institucionais capazes de fortalecer os espaços de formação e de convivência de nossa unidade acadêmica, na direção de um projeto educacional competente, solidário e compromissado com a qualidade da educação pública alagoana. A firme disposição para contribuir com este projeto e a crença no indispensável papel do CEDU para sua construção nos indicam que a resistência deve ser uma forma de ânimo e encorajamento coletivos.

Mais que uma chapa, CEDU: PROTAGONISMO E RESISTÊNCIA é uma oportunidade de um novo tempo para a gestão do CEDU, e é com alegria que contamos com a disponibilidade das professoras Edna Prado e Auxiliadora Cavalcante para fazerem valer este propósito!

Mais que uma disputa a campanha da chapa CEDU: protagonismo e RESISTÊNCIA será mais um exercício de debate franco e fraterno sobre os rumos de nossa unidade acadêmica; debate que não começou e que não terminará aqui.

Manifestamos nosso apoio à chapa CEDU: PROTAGONISMO E RESISTÊNCIA e nossa admiração e confiança na capacidade das professoras Edna Prado e Auxiliadora Cavalcante de representarem o CEDU institucionalmente.

Assinam este manifesto, inicialmente, as pessoas abaixo relacionadas. Convidamos você a, junto conosco, assiná-lo também, fazendo parte dessa frente, pois é urgente resgatarmos o protagonismo do CEDU e as pautas da educação, bem como resistirmos juntos em defesa da Educação Pública-Gratuita.

Adriana Cavalcanti dos Santos
Alexandre Felipe Oliveira Gomes
Alexandre Magno Cancio Bulhoes
Amanda Cristine Lopes Marques
Anamelea de Campos Pinto
Maria Betânia Gomes da Silva Brito
Carolina Nozella Gama
Cinthya Maria de Oliveira
Ciro de Oliveira Bezerra
Claudia Denise Sacur Marques
Cleriston Izidro dos Anjos
Cristiane Marcela Pepe
Deise Juliana Francisco
Deyse Pinto
Edlene Cavalcanti Santos
Edna Telma Fonseca e Silva Vilar
Elaine da Silva Roque
Elainy Paula Viturino Braz
Elisangela Leal de Oliveira Mercado
Erivania Lila Pereira Cardoso
Eva Pauliana da Silva Gomes.
Fabiana de Moura Cabral Malta
Georgia Sobreira dos Santos Cea