Pelo fim dos escapamentos barulhentos !

Para: Prefeituras e Departamentos de Transito

Pedimos o fim de escapamentos sem silencioso em motos e carros!

Você já perdeu o sono ou deixou de fazer atividades comuns por causa de barulho de escapamento de motos ou carros?

É proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) retirar o miolo do silencioso -peça que reduz o é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) retirar o miolo do silencioso -peça que reduz o ruído do motor dos veículos- ou furar o escapamento. Fazer essa prática não é um crime de trânsito, se encaixa como infração administrativa, portanto, o condutor não sofre processo, mas pode pagar multa e os documentos do carro serem retidos. Há dois artigos em que citam as punições aos pilotos ou motoristas:

Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, par.11 – se o condutor for pego com descarga livre ou silenciador de motor é previsto neste artigo que se for possível regularizar a situação do veículo no mesmo momento em que foi autuado, logo em seguida o condutor pode ir embora. O condutor perde 5 pontos na carteira e paga multa de 127,96 reais.

Artigo 270, par.2 – se o condutor for pego com descarga livre ou silenciador de motor é previsto a retenção do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). No lugar, é entregue um guia e o condutor tem o prazo de cinco dias para regularizar a situação do veículo e poder retirar os documentos. O condutor perde 5 pontos na carteira e paga multa de 127,96 reais.