Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado Linha 3 do Metrô Niterói/São Gonçalo

Para: Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro e Ministério das Cidades

São Gonçalo e Niterói vem enfrentando um caos, tanto na travessia da Ponte, que já está saturada e engarrafada, como principalmente em sua própria região em suas vias principais.

Áreas como a região da Alameda São Boa Ventura ao Centro de Niterói, Zona Sul-Centro de Niterói, eixo Alcântara-Centro-Neves em São Gonçalo e BR-101-Av. do Contorno, estão extremamente engarrafados, lotados de ônibus e carros que fogem do transporte público ineficiente e demorado.
Situação que acaba refletindo em TODOS os bairros das duas cidades e em todo o restante do Estado, causando um acréscimo de vários minutos até horas, no trajeto desejado.

A Linha 3, sendo feita da forma que entendemos ser melhor abaixo, irá retirar praticamente todos os ônibus vindos de São Gonçalo, das ruas do Centro de Niterói e redondezas, da Ponte e também das ruas do Centro do Rio, como das vias principais internas do próprio município.

Vai retirar também, boa parte de veículos, de pessoas que hoje fogem do transporte público demorado.

Desafogando assim as ruas do Centro de Niterói, Ponte, vias principais de São Gonçalo, RJ-104, BR-101 e afins. Possibilitando também a diminuição do tempo de trajeto de toda a população de Niterói, e outras localidades, em direção ao Centro de Niterói, por não haver mais ruas congestionadas.

Locomoção dentro do município de São Gonçalo em no máximo cerca de 20 minutos.
Além de:
Ida, e volta, de Niterói em no máximo cerca de 35 minutos.
Ida, e volta, do Centro do Rio, em no máximo cerca de 35, 40 minutos.


Alem de já deixar o fluxo de passageiros perfeito, também no sentido inverso, para o Comperj e as futuras empresas que vão abrir na região.

Esta petição tem o intuito de pedir a rápida construção do Projeto da Linha 3 de Metrô Niterói-Guaxindiba.
As últimas informações que constam da Linha 3 diz que o projeto está impugnado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) a não receber a verba de origem federal por irregularidades orçamentárias e afins no projeto.

Pedimos:

-A devida regularização do que for devido pelos responsáveis competentes.

-A construção em elevado de TODO o trajeto da Linha 3 de Niterói até Guaxindiba (não mais nenhum trecho em superfície).

-A criação da Estação Multimodal pelo Caminho Niemeyer, conforme projeto entregue pela Prefeitura de Niterói.

-Integração de todos os ônibus municipais de São Gonçalo saindo dos bairros até a estação da Linha 3 mais próxima. Não tendo mais ônibus passando na via principal, onde o metrô deverá ser utilizado. E não mais nenhum ônibus, partindo de São Gonçalo em direção a Niterói (salvo algumas exceções necessárias).

-Aumento da capacidade das Barcas na nova estação a ser construída na Estação Multimodal da Linha 3 (Metrô, Barcas, Terminal de Ônibus João Goulard). Com a aquisição de novos catamarãs.

-Integração da Linha 3 da Estação do Barreto, com ônibus articulados, em duas faixas seletivas, uma de cada lado da Ponte, indo até a estação de Metrô mais próxima (Estácio ou Cidade Nova). Possibilitando a travessia em cerca de 10 minutos.

Em quanto não há a construção da segunda parte da Linha 3, o túnel pela Baía de Guanabara. As faixas seletivas com articulados fariam essa integração da Linha 3 com as Linhas 1 e 2. Possibilitando a travessia em cerca de 10 minutos e a chegada nos destinos Centro, Central, Cinelândia, por exemplo, em 5, 10 minutos.

20 (vinte) ônibus articulados com capacidade para 320 passageiros cada, em cada uma das duas faixas seletivas, por exemplo, teria capacidade de realizar a travessia de 6.400 (seis mil e quatrocentas) pessoas a cada 10 minutos. Quase cinco vezes mais que as Barcas atravessa hoje durante o horário de pico.

-Implantação das faixas seletivas de articulados na Ponte somente depois do início da operação da Linha 3.

-Ativação da integração ônibus/Linha 3 no município de São Gonçalo somente após a implantação dos corredores seletivos de articulados na Ponte.

-Início do Projeto Linha 3 já no primeiro semestre de 2011.

-Conclusão de todo Projeto Linha 3 em 3, 4 anos no máximo. Para reduzir ao máximo a perturbação com obras pelas ruas.

-Tarifas integradas (Ônibus-Metrô) e (Ônibus-Metrô-Articulado-Metrô Rio)

-Inclusão de uma ciclovia em todo o trajeto do elevado da Linha 3, conforme já foi cogitado no projeto.

Outros Benefícios:

Menos stress.

Melhor qualidade de vida.

As pessoas levando no máximo 35, 40 minutos para voltar para São Gonçalo. Vão conseguir chegar a tempo de usufruir do comércio aqui, do lazer aqui.

Vai injetar dinheiro no município, nos comércios.

Vão abrir mais coisas aqui, mais empresas.

Vão chegar a tempo pra poder estudar em São Gonçalo.

Criação de mais universidades dentro do município de São Gonçalo.

Consequentemente, com mais empresas aqui, mais vagas de emprego. E futuramente essas pessoas poderão trabalhar aqui mesmo e podendo se locomover bem pelo município.

Menos carros e ônibus nas ruas, gera menos acidentes, economia nos gastos públicos com saúde, economia com menos atendimentos pelo efetivo dos Bombeiros, da Polícia Rodoviária...

São benefícios infinitos.

Ainda mais para São Gonçalo. Vai trazer o desenvolvimento para a cidade, tendo as pessoas mais tempo dentro da cidade.

Desafogamento total das ruas da região de Niterói/São Gonçalo.


Idéias, soluções e discussão:

http://dialogosg.blogspot.com/2010/11/linha-3-do-metro-por-que-nao-sai.html
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=41206&tid=5537518046994660084
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=41206&tid=5542446384249250649




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
607 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar