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Abaixo-assinado Petição pelo Transporte Coletivo de Sorocaba

Para: Prefeito Vittor Lippi

Exmo. Senhor
Prefeito do Município de Sorocaba, Vítor Lippi

Os abaixo-assinados, a seguir identificados, vêm à presença de V.Exa. expor as seguintes questões:

1- Desde 2003, aproximadamente, os sorocabanos sofrem com o descaso que paira sobre o transporte coletivo da cidade de Sorocaba. Desde essa época os usuários assistirem a um verdadeiro desmonte do sistema modelo implantado no início dos anos 90, na gestão Pannunzio.

2- Data desta época a primeira renovação de frota pautada exclusivamente em critérios econômicos, na qual ônibus potentes e confortáveis, como os Mafersa M210, o Mercedes-Benz O371 e os Ciferal Volvo, foram substituídos por carros cujas carrocerias são de baixa qualidade, sem nenhum acabamento interno e inadequados para operar em linhas com alto volume de passageiros. Curiosamente, enquanto a qualidade do serviço prestado caía, a tarifa continuava aumentando. Desde então, essa prática da substituição pautada apenas na idade da frota, em detrimento da qualidade dos carros, tornou-se freqüente nas linhas operadas pela Sorocaba Transportes Urbanos. Agora, pode se repetir nas demais linhas.

3- É fato, também, que a população não tem voz nenhuma dentro da Urbes - situação que, em nenhuma hipótese, poderia acontecer com um órgão municipal. Muitas atitudes da Urbes contrariam aqueles que se utilizam do transporte coletivo em Sorocaba - os moldes da licitação que escolherá a sucessora da TCS é uma delas.

Considerando que, em entrevista recente à uma rádio da cidade, V.Exa. afirmou que “teremos de escolher entre conforto ou preço”, e certos de que V.Exa. saberá respeitar os direitos dos usuários do transporte coletivo de nossa cidade, nós, cidadãos sorocabanos, solicitamos as seguintes providências:

A) Modernização do sistema de transporte coletivo baseado em critérios técnicos de qualidade e de demanda, e não somente no valor a ser pago em cada veículo (lembrando que esse problema pode ser resolvido através de linhas de crédito – método, aliás, utilizado por Fioravante e TCS no início dos anos 90);

B) Estudos para a operação de carros de motor traseiro nas linhas com número médio de passageiros acima de 60 mil pessoas/mês, a saber: Expresso, Vitória Régia, Campolim, Cajurú, São Bento, Júlio de Mesquita, Éden, Aparecidinha Via Castelinho e Brigadeiro Tobias; estudos para a operação de carros articulados ou de 15 metros, em horários de pico, nas linhas com número médio de passageiros acima de 120 mil pessoas/mês, a saber: Expresso, Cajurú, Vitória Régia, São Bento e Júlio de Mesquita; e fim da operação de carros de duas portas nas linhas citadas;

C) Participação popular nas decisões da Urbes, através da criação de um Comitê Municipal de Transportes;

D) Revisão do edital de licitação das linhas outrora operadas pela Transportes Coletivos de Sorocaba Ltda. (TCS), visando melhoria do serviço prestado e do conforto do usuário, e, principalmente, para que o passageiro não seja prejudicado em favor dos empresários de ônibus.
E)Revisão nos horários de linhas que rodam paralelamente ou encontram-se em alguns pontos(como Éden e Cajurú, por exemplo),evitando vários ônibus em seguida e períodos sem nenhum atendimento.

Sorocaba, 24 de Fevereiro de 2010


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(Em outras folhas, tabelas para preenchimento com nome, cidade e número do RG)




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