Petição Pública Brasil Logotipo
Ver Abaixo-Assinado Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo-assinado em Apoio à Luta dos (as) Estudantes por moradia estudantil na USP

Para: Reitoria da Usp

A Federação Nacional dos Estudantes de Artes - FENEARTE - repudia a perseguição política aos estudantes da Universidade de São Paulo - USP que lutam por moradia estudantil na Universidade. Recentemente, a reitoria da USP abriu processos administrativos disciplinares contra 14 estudantes, baseada no Regime Disciplinar da instituição elaborado no ano de 1972, em plena ditadura militar.

Em março de 2010, moradores do Conjunto Residencial da USP - CRUSP decidiram em assembléia retomar um espaço da moradia que estava invadido pela Coordenadoria de Assistência Social e pelo banco Santander. O movimento denunciou documentos encontrados no local que comprovam um sistema de vigilância moral e política feito no CRUSP e o condicionamento de estudantes a tratamentos psiquiátricos para ter direito a vaga na moradia. Contra a privatização, as/os estudantes transformaram a sala de computadores Santander em uma sala de acesso livre a toda população.

A Reitoria da USP iniciou uma campanha contrária à moradia retomada utilizando-se de veículos de comunicação da Universidade (jornais e e-mails) e, no mês de julho, cortou a luz do térreo do espaço, inviabilizando o funcionamento da sala, que é de acesso livre, mas esta sendo utilazada pelo Santander. Agora, frente a resistência de 8 meses da moradia retomada, criminaliza 14 estudantes que, supostamente, estão relacionadas/os ao processo de ocupação.

O Regime Disciplinar de 1972, no qual se baseiam os processos, proíbe quaisquer manifestações políticas, artísticas e culturais, prezando pelos "bons costumes e preceitos morais". Tal regime está sendo aplicado na USP pelo Reitor João Grandino Rodas, imposto à Universidade pelo ex-governador de São Paulo, José Serra. Rodas, enquanto diretor da Faculdade de Direito, enviou a tropa de choque para reprimir uma manifestação de estudantes em conjunto com o MST e, quando Júri no caso Zuzu Angel foi a favor dos torturadores.

Com o objetivo de destruir as forças de resistência dentro da Universidade a Reitoria e o governo as criminalizam. Sabemos do desmonte do CRUSP que a Reitoria vem provocando há décadas por meio de demolições e invasões dos blocos ocasionando uma perda histórica de mais de mil vagas de moradia estudantil. Essas medidas visam a avançar no processo de elitização e privatização da universidade, para que esta sirva às elites econômicas, políticas e culturais do país, destruindo seu caráter público.

A FENEARTE apoia a luta por moradia e se coloca contra as perseguições políticas que vem ocorrendo na USP. Exigimos a retirada imediata dos processos administrativos disciplinares e dos inquéritos policiais; a anulação do pedido de reintegração de posse da moradia retomada e reconhecimento do espaço como moradia.

Coordenação Geral FENEARTE
Coordenação Movimentos Sociais FENEARTE
Regional Sudeste FENEARTE

Mais informações: http://www.caianoblog.com




Qual a sua opinião?

O atual abaixo-assinado encontra-se alojado no site Petição Publica Brasil que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Brasileiros apoiarem as causas em que acreditam e criarem abaixos-assinados online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor do Abaixo-Assinado poderá fazê-lo através do seguinte link Contatar Autor
Já Assinaram
65 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine o Abaixo-Assinado.

Outros Abaixo-Assinados que podem interessar