Abaixo-assinado REESTRUTUAÇÃO DO AUTODROMO JOSÉ CARLOS PACE

Para: Prefeito da cidade de S.Paulo, Gilberto Kassab

REESTRUTURAÇÃO DO PERCURSO DO AUTODROMO JOSÉ CARLOS PACE - INTERLAGOS
Ilmo. Sr. Prefeito do Município de São Paulo, Gilberto Kassab.
Em passado não muito recente, quem então ocupava o cargo hoje ocupado por V.Sa., sofrendo intensa pressão da entidade organizadora das corridas de Formula 1 em conjunto com a Rede Globo de Televisão, obviamente voltadas, prioritariamente,a interesses comerciais, e mais, surpreendentemente, com apoio da FIA, da Confedereção Brasileira de Automobilismo e do falecido piloto Ayrton Senna da Silva, resolveram reduzir o percurso do Autodromo, com a eliminação das curvas 1 e 2, de alta velocidade; a 3; Ferradura; Subida do Lago; Sol e do Sargento, além de pequena, mas, tecnicamente, considerável alteração da curva da Junção.
Os protagonistas das modificações acima mencionados esqueceram-se do aspecto de maior relevância inserido na questão, ou seja o Esporte a Motor, o qual muito perdeu em termos de espetáculo e aprendizado de novos pilotos, principalmente.
Não que, embora contrariados, sejamos contra a diminuição do percurso, ao contrário, mas, visceralmente contra a eliminação do percurso antigo, o qual poderia ser preservado mediante pequenas adequações no que concerne à manutenção do anel externo, e, ainda mais, mediante algumas adições e conexões das pistas, e mais, poder-se-ía reestabelecer a curva do Sargento com a continuação em derivativo da saída da curva do Sol. A curva da Junção, como atualmente, poderia ser mantida.
Outra questão bastante relevante é a necessidade preemente de aditar o contrato de realização anual do Grande Premio Brasil de Formula 1, voltado à retirar-se a exclusividade concedida à entidade realizadora do evento para realização de provas de cunho internacional no autodromo em foco. Na hipótese de restauração do anel externo, certamente poderiam ser realizadas corridas de longa duração de outras categorias do esporte automobilístico. Tal exclusividade concedida pela autoridade municipal, pode soar bastante estranho, visto que o local é destinado aos municipes, os quais dado à presente situação ficam privados de particiapr de outros eventos de mesma natureza, sofrendo, assim, constrangimento ilegal e inadequado a seu direito de cidadãos, no caso, até, tratando-se de eventos internacionais de interesse nacional, de todos os brasileiros.
Deste modo, espera-se que V.Sa. venha a tratar desta questão a favor de todos os cidadãos e, o mais importante, dos praticantes do esporte no país e daqueles da iniciativa privada que os apoiam, empresas de peso na economia nacional.
Tal exclusividade, retira e impossibilita, a obtenção de receita adicional a favor do município, fato, igualmente, negativo em pról da municipalidade como um todo.
Resta enfatizar que com a proposta a cima os esportistas de nosso país teriam ao dispor, não só um único trajeto de pista, mas, de três pistas autonomas.