Abaixo-assinado Para a mudança da inscrição do outdoor em frente ao Teatro Procópio Ferreira de Tatuí

Para: Secretaria da cultura, Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí

Olá a todos!

Escrevo brevemente para informá-los (para quem ainda não viu) que o novo outdoor do Conservatório "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí traz a seguinte inscrição: Conservatório de Música, CANTO, Artes Cênicas e Luteria." - (???)
Oras, agora me questiono e questiono aos senhores leitores dessa carta - Por que cargas d'água separaram a arte de cantar da arte da música? Se o cantor não é músico...onde nos encaixamos então?
Se o cantor não é músico, qual a razão de termos que estudar todas as disciplinas que um "músico" deve estudar? E digo mais: temos de ir bem!!!
Por que temos de estudar tanto quanto um "músico" para aprender a função aparente dos acordes, se aparentemente (explicitamente) não somos considerados músicos? Se os cantores só podem reproduzir uma nota por vez (assim como saxofonistas, trombonistas, flautistas, etc.) qual a razão do aprendizado de harmonia ser tão importante?
Por que nossa percepção deve ser tão boa quanto a do "músico"? Se não somos músicos, por que a nossa improvisação tem de soar como se fôssemos um?
Se somos apenas cantores, desvinculados de qualquer laço que possa haver com a música, por que temos que cantar (ouvir e reproduzir com precisão) a quarta aumentada dentro do mixolídio pra soar mais bonito? Isso não é coisa de músico?
Não quero, com essas palavras, desestimular os cantores de continuarem estudando - quero surtir o efeito contrário; E, tambem, não estou estendendo essa postura a todos os instrumentistas. Esse preconceito ridículo parte de uma minoria que, infelizmente, é a minoria que mandou fabricar tal outdoor e resolveu coloca-lo em frente ao conservatório onde eu estudo, muitos de vocês estudam ou estudaram, ou que nunca passaram perto, mas que devem ficar a par do que está acontecendo.
Acredito que vocês compartilham da minha tristeza ou, pelo menos, a entendem quando relacionada a esse assunto. Peço para que vocês encaminhem esse texto àqueles que também se indignam com essa postura dos dirigentes do conservatório que autorizaram a instalação desse outdoor em frente ao Teatro Procópio Ferreira de Tatuí. Mandem emails criticando essa atitude, escrevam para a Secretaria de Cultura, peçam para que mudem a inscrição contida no cartaz, não fiquem calados...reclamem!
Já não basta a divisão histórica e errônea que existe entre música popular e erudita que já gera um mal-estar e preconceito desnecessários? Não deixemos que isso se prolifere em relação aos cantores das duas áreas.

A música é uma dádiva do Universo para a raça humana, é coisa boa de verdade...deve ser tratada com respeito e sem preconceitos infundados.

MÚSICA É VIDA...VIVA ELA SEMPRE!