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Abaixo-assinado Pela Revogação das Atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação em Educação Física

Para: Conselho Nacional de Educação, Ministério Público

Nós, estudantes, Trabalhadores da área de Educação Física e Sociedade Civil Brasileira vimos manifestar nossa insatisfação frente as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Educação Física. Após cinco anos em vigor, podemos vivenciar/perceber os equívocos da atual proposta, que vai desde seu processo de discussão/elaboração, feita de forma restrita via comissão de especialistas (COESP), até a proposta de formação apresentada nas atuais diretrizes.
Hoje temos mais elementos para afirmar o equivoco do projeto de formação das atuais D.C, tendo em vista que o mesmo está pautado na lógica de mercado e que visa a formação de um trabalhador acrítico, mais flexível, que tenha uma noção reduzida da realidade, com ênfase no individualismo e na empregabilidade, o que contribui para a precarização do trabalho.
A Resolução 07/2004 do CNE / CES Diário Oficial da União, Brasília, 5 de Abril de 2004, seção 1, p.18 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Educação Física em Nível Superior da Graduação plena, desconsidera a docência como elemento identificador da área, bem como permite que o conhecimento da Educação Física se fragmente em cursos de Licenciatura, bacharelados e tecnólogos. Tal proposta propicia a ingerência do Conselho Federal de Educação Física (Sistema CONFEF / CREFs) na profissão, onde com essa fragmentação, os únicos que possuem regulamentação específica no CNE são os licenciados, ficando os bacharéis e Tecnólogos a mercê do Sistem CONFEF / CREFs.
Por isso reivindicamos a revogação das atuais diretrizes curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física; a revogação das resoluções nº 01 e 02 de 2002, que vogam pela formação de professores; e a abertura das discussões em fóruns locais, regionais e Nacionais, com as escolas de Educação Física, e os/as estudantes e as entidades representativas da área, a fim de construir Novas diretrizes embasadas em uma proposta superadora para a nossa formação.




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